terça-feira, 6 de outubro de 2026
SAÚDE E EDUCAÇÃO

Diagnóstico, intervenção e inclusão: Goiânia recebe seminário sobre autismo em outubro

II Seminário Farol reúne médicos, psicólogos, terapeutas, educadores e famílias para discutir diagnóstico, intervenção e inclusão de pessoas com TEA

Luana Avelarpor em
Diagnóstico, intervenção e inclusão: Goiânia recebe seminário sobre autismo em outubro

Goiânia recebe nos dias 17 e 18 de outubro a segunda edição do Seminário Farol, evento dedicado à ciência e à prática sobre o Transtorno do Espectro Autista. Realizado pelo Instituto Farol, o encontro acontece no K Hotel, no Jardim Goiás, e reúne mais de 15 palestrantes de diferentes áreas ligadas ao cuidado, desenvolvimento e inclusão de pessoas autistas.

A programação foi estruturada em três frentes: identificação precoce e diagnóstico, intervenção baseada em evidências e inclusão escolar e social. A proposta é aproximar conhecimento técnico e orientação prática, atendendo tanto profissionais que buscam atualização quanto famílias que convivem diariamente com o TEA.

Entre os especialistas confirmados estão médicos pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos e profissionais do Direito. O evento oferece certificado de 20 horas aos participantes que cumprirem a carga horária mínima.

A edição anterior, realizada em Belo Horizonte, reuniu mais de 600 participantes. Para a edição em Goiânia, a maioria dos inscritos é de Goiás, seguida por participantes do Distrito Federal e de Tocantins.

Palestrantes confirmados

O II Seminário Farol 2026 reúne especialistas de diferentes áreas ligadas ao diagnóstico, acompanhamento, desenvolvimento e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entre os palestrantes confirmados estão:

  •  
  • Dr. Thiago Lopes – doutor em Psicologia
  • Dr. Hélio Van Der Linden – médico pediatra
  • Dr. Lívio Chaves – médico pediatra
  • Thaissa Hipólito – fisioterapeuta
  • Tatiana Takeda – advogada e professora
  • Nicole Tamarossi – advogada
  • Aline Kabarite – fonoaudióloga
  • Coralina Matos – terapeuta ocupacional
  • Raquel Borges Magalhães – psicóloga
  • Carolina Lopes – pedagoga e psicóloga
  • Kamilla Lopes – pedagoga e psicopedagoga
  • Henrique Costa Val – psicólogo.

Serviço

O quê: II Seminário Farol 2026 — Ciência e prática sobre o TEA
Quando: 17 e 18 de outubro
Onde: K Hotel, Av. Jamel Cecílio, 2550, Jardim Goiás, Goiânia
Inscrições: seminariofarol.com.br
Público: pais, familiares, terapeutas, profissionais de saúde, educadores e gestores de clínicas

LEIA MAIS:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Autismo Educação Goiânia inclusão Saúde

Veja também

Açafrão, suplementos e autoexame: oncologista esclarece mitos sobre o câncer de mama

OUTUBRO ROSA

Açafrão, suplementos e autoexame: oncologista esclarece mitos sobre o câncer de mama

Em meio ao excesso de informações nas redes sociais, oncologista esclarece o que realmente faz sen...
Obras de Vik Muniz chegam à Goiânia com a exposição “Dinheiro Vivo”

Cultura

Obras de Vik Muniz chegam à Goiânia com a exposição “Dinheiro Vivo”

Mostra abre nesta terça-feira (6), em Goiânia, com 13 trabalhos produzidos a partir de notas retir...
Casais

RELACIONAMENTOS

Casais se afastam entre tarefas, telas e falta de tempo; saiba o que realmente desgasta as relações

Pesquisa mostra que sobrecarga, dificuldade de diálogo e rotina corrida aparecem entre os principai...
Chuva: saiba como proteger cães e gatos da umidade e do estresse

CUIDADOS IMPORTANTES

Chuva: saiba como proteger cães e gatos da umidade e do estresse

Secar as patas, trocar roupinhas molhadas e criar brincadeiras dentro de casa ajudam a manter os ani...
Horóscopo do dia (04/10): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (06/10): veja as previsões para o seu signo

O dia favorece mudanças no amor e avanços profissionais, mas exige organização financeira e deci...
Horóscopo do dia 5 de outubro: veja a previsão para os 12 signos

ASTROS

Horóscopo do dia 5 de outubro: veja a previsão para os 12 signos

Segunda-feira começa a semana com emoções intensas, cobranças e necessidade de rever escolhas
horóscopo

astros

Horóscopo de hoje: veja as previsões para os signos neste domingo (4)

As previsões deste domingo destacam amor, família, saúde, finanças e vida social para os 12 sign...
Pike

Corredor da morte

Christa Pike: chefe prisional pede demissão após condenada sobreviver a duas doses de injeção letal

Condenada à morte por crime cometido aos 18 anos, Pike sobreviveu a duas doses de injeção letal; ...