sábado, 7 de novembro de 2026
Guerra continua

Putin ordena continuidade de ataques em larga escala contra a Ucrânia

Putin defende novos ataques contra instalações de defesa e logística ucranianas

Otavio Augustopor em
Putin ordena continuidade de ataques em larga escala contra a Ucrânia
Contributor/Getty Images

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu nesta sexta-feira (16) a continuidade de ataques em larga escala contra instalações da indústria de defesa e centros logísticos da Ucrânia. A declaração ocorreu durante uma visita a um posto de comando auxiliar da Força Conjunta russa.

Putin orientou os comandantes militares a manterem as operações de acordo com os objetivos definidos pelo governo russo. Segundo ele, as forças devem continuar os ataques contra estruturas que Moscou considera estratégicas para a atuação militar ucraniana.

“É necessário continuar os ataques maciços e em grupo contra instalações de defesa e centros logísticos inimigos”, afirmou o presidente russo.

A declaração foi feita após uma sequência de bombardeios russos atingir cidades e instalações energéticas ucranianas. Ao mesmo tempo, os governos dos dois países trocaram acusações sobre as ofensivas e os alvos atingidos durante o conflito.

Putin
Toby Melville – WPA/Getty Images

Ataques deixam centenas de milhares sem energia

Na quarta-feira (14), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que a Rússia lançou mais de 120 drones e 39 mísseis balísticos contra o país. Segundo ele, os ataques atingiram áreas como Kiev e Kharkiv.

Zelensky também informou que mais de 600 mil pessoas ficaram sem eletricidade. Além disso, as ofensivas provocaram danos a estruturas dos setores de petróleo, gás e energia.

 

 

 

O presidente ucraniano declarou que os bombardeios contrariaram uma trégua energética anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no fim de semana anterior. Entretanto, Rússia e Ucrânia não haviam confirmado publicamente um acordo bilateral para suspender os ataques contra instalações desse setor.

A infraestrutura energética tem sido um dos alvos das operações militares. Por isso, os danos às instalações e as interrupções no fornecimento de eletricidade ampliam os impactos do conflito sobre a população ucraniana.

Putin atribui ofensivas a ações da Ucrânia

Na quinta-feira (15), Putin afirmou que o governo ucraniano deveria ter considerado as consequências antes de atacar mercados e outras instalações em território russo. O presidente apresentou as ofensivas de Moscou como uma resposta às ações de Kiev.

“Eles deram o primeiro passo. Nós começamos a responder”, declarou Putin.

presidente-da-russia-vladimir-putin
Gavriil Grigorov/TASS

O líder russo também acusou as autoridades ucranianas de recorrerem aos países aliados para pressionar Moscou quando enfrentam ataques contra suas próprias infraestruturas.

Segundo Putin, Kiev passou a questionar as ofensivas russas contra instalações de energia, centros de dados e outros alvos depois que a Rússia intensificou as operações que classifica como retaliação.

As declarações refletem as versões apresentadas pelos dois governos sobre a condução da guerra. Enquanto Moscou afirma responder a ações ucranianas, Kiev denuncia os danos provocados pelos ataques russos e pede apoio internacional para fortalecer suas defesas.

 

 

 

Trump pressiona por negociações

A intensificação das ofensivas ocorre em meio às divergências entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky sobre os caminhos para encerrar a guerra.

Nos últimos dias, o presidente norte-americano pressionou a Ucrânia a negociar com a Rússia. Trump também defendeu a substituição de Zelensky por um líder que, na avaliação dele, consiga chegar a um acordo com Moscou.

“Sugiro que eles encontrem um novo líder que consiga fechar acordos”, afirmou Trump.

As declarações acrescentam pressão diplomática sobre o governo ucraniano enquanto as operações militares continuam. Ao defender a manutenção dos ataques, Putin sinaliza que as forças russas devem seguir atuando contra instalações de defesa e logística da Ucrânia.

Até o momento descrito pelas informações fornecidas, não havia confirmação pública de um acordo bilateral entre Rússia e Ucrânia para interromper os ataques à infraestrutura energética.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
ataques russos Donald Trump drones guerra na Ucrânia infraestrutura energética mísseis Rússia Ucrania Vladimir Putin Volodymyr Zelensky

Veja também

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

SAÚDE

Lula sanciona lei que torna exame nacional obrigatório para exercício da medicina no Brasil

Enamed será aplicado ao final do 2º, 4º e 6º anos da graduação; formandos que não atingirem p...
“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

eleições presidenciais

“Não tenho provas”: Flávio questiona eleições e admite disputar Presidência em 2030

Flávio questiona resultado das eleições, anuncia ação contra Lula e fala em disputar 2030
Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

COP31

Saiba detalhes de como será a primeira viagem internacional de Lula após reeleição

Da COP31 aos negócios na Ásia: o que Lula vai discutir em sua primeira viagem após reeleição
Peña publica despedida após impeachment e diz que renunciou para evitar danos ao Paraguai

instabilidade

Peña publica despedida após impeachment e diz que renunciou para evitar danos ao Paraguai

Ex-presidente do Paraguai se despede nas redes sociais após Congresso aprovar impeachment
Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Caso Master

Delação premiada de investigado do caso Master é homologada por Fachin

Ex-presidente da Reag Investimentos, João Carlos Mansur foi alvo de buscas e apreensões durante a ...
Pai de Meghan Markle é preso nos EUA sob suspeita de abuso infantil

INVESTIGAÇÃO

Pai de Meghan Markle é preso nos EUA sob suspeita de abuso infantil

Thomas Markle, de 82 anos, foi detido na Flórida após investigação do FBI. Caso envolve materiai...
Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

POLÍTICA

Entidades pedem adiamento da Reforma Tributária para 2028

Em carta ao Congresso, Felipe Bayma e Isadora França Neves apontam riscos à segurança jurídica d...
Lula

Lula 4

Lula promete ajuste fiscal sem sacrificar os mais pobres: “eles não pagarão a conta”

Presidente afirma que governo entregará orçamento com superávit e critica expectativas do mercado...