domingo, 1 de novembro de 2026
Ponto turístico

Passarela das Cataratas do Iguaçu reabre após 20 dias interditada

Turistas voltam à passarela das Cataratas após queda no volume do Rio Iguaçu

Otavio Augustopor em
Passarela das Cataratas do Iguaçu reabre após 20 dias interditada
Foto: Urbia Cataratas

A passarela das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, voltou a receber turistas neste sábado (31), após permanecer interditada por 20 dias. A administração do atrativo liberou o acesso depois da redução da vazão do Rio Iguaçu e da conclusão de uma avaliação técnica da estrutura.

O local ficou fechado entre 11 e 30 de outubro. Durante esse período, o volume de água do rio ultrapassou os níveis considerados seguros para a visitação. Em 26 de outubro, as Cataratas do Iguaçu registraram a maior vazão de 2026, com 17,7 milhões de litros de água por segundo.

 

 

 

Com a força da cheia, a água chegou a passar por cima da passarela utilizada pelos visitantes para se aproximar das quedas. Por isso, a equipe responsável suspendeu o acesso e retirou os guarda-corpos da estrutura.

whatsapp-image-2023-11-09-at-10.32.59
Foto: Urbia Cataratas

O que permitiu a retomada das visitas?

Segundo a Urbia+Cataratas, concessionária responsável pelos serviços de visitação, a vazão do Rio Iguaçu caiu para 6,8 milhões de litros por segundo neste sábado. Com a redução, a equipe realizou uma avaliação das condições da passarela e reinstalou os guarda-corpos.

Em nota, a concessionária informou que profissionais especializados avaliaram a estrutura antes da liberação. A empresa também confirmou que a passarela está apta a receber visitantes.

 

 

 

 

A reabertura permite que os turistas voltem a acessar um dos principais pontos de observação das quedas dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

Por que a passarela foi interditada?

A interdição ocorreu devido ao aumento do volume de água do Rio Iguaçu. Quando a vazão sobe, a força da correnteza pode comprometer as condições de segurança para quem circula pela estrutura.

whatsapp-image-2026-10-31-at-12.24.07
Foto: Urbia Cataratas

Em 26 de outubro, o volume chegou a 17,7 milhões de litros por segundo. O número representou a maior vazão registrada nas Cataratas em 2026, conforme os dados divulgados.

Durante a cheia, a água cobriu a passarela. Diante desse cenário, a administração retirou os guarda-corpos e manteve o trecho fechado até que o nível do rio diminuísse.

Monitoramento pode provocar nova interdição

Apesar da retomada da visitação, a equipe responsável continuará monitorando a vazão do Rio Iguaçu. A medida busca acompanhar possíveis mudanças no volume de água e preservar a segurança dos visitantes.

foz2Edison.Emerson-1-1
Foto: Edison Emerson

Conforme os critérios informados pela concessionária, se a vazão atingir 8 milhões de litros por segundo e apresentar tendência de alta, a visitação na passarela será suspensa novamente.

Assim, a liberação deste sábado depende da manutenção das condições atuais do rio. Caso o volume volte a subir, a administração poderá interromper o acesso ao atrativo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Cataratas do Iguaçu Foz do Iguaçu Parque Nacional do Iguaçu passarela Rio Iguaçu turismo Urbia+Cataratas Vazão

Veja também

entorno

Infraestrutura regional

Obras de mais de R$ 60 milhões são vistoriadas no Entorno do DF

Agenda passou por Padre Bernardo, Águas Lindas de Goiás e Formosa, com intervenções em rodovias,...
Sobrinho empresta moto usada em execução que matou o próprio tio em Goiânia

crime

Sobrinho empresta moto usada em execução que matou o próprio tio em Goiânia

Câmeras registram duplo homicídio em praça; sobrinho teria cedido moto aos atiradores
goiânia

OPERAÇÃO ESPECIAL

Trânsito em Goiânia terá mudanças no Dia de Finados; veja locais

Bloqueios, alterações de sentido e restrições de estacionamento serão adotados em cinco cemité...
Goiás começa novembro com previsão de tempestades e calor de até 42 °C

CLIMA

Goiás começa novembro com previsão de tempestades e calor de até 42 °C

Primeiros dias do mês devem ter instabilidade em diferentes regiões, com pancadas de chuva, ventos...
goiânia

DESTAQUE INTERNACIONAL

Goiânia supera Nova York e Tóquio em ranking de desempenho ambiental

Capital goiana aparece entre as cidades com melhor desempenho ambiental em levantamento global que a...
ian caetano

LUTO EM GOIÁS

Ativista e sociólogo Ian Caetano de Oliveira morre aos 32 anos em Goiânia

Graduado pela UFG e mestre em Sociologia pela UERJ, goiano teve atuação no movimento estudantil e ...
goiânia

CHUVA FORTE

Defesa Civil emite alerta severo para risco de alagamentos em Goiânia

Aviso foi enviado por SMS e WhatsApp neste sábado (31); moradores devem evitar deslocamentos e fica...
DF estabelece regras para criação de novo bairro na Saída Norte

Brasília

DF estabelece regras para criação de novo bairro na Saída Norte

Estudo publicado pela Seduh-DF define áreas para ocupação residencial, atividades comerciais e pr...