Ameaças de bomba desviam voos na Europa e mobilizam caças nesta quinta (05)
Aeronaves foram desviadas ou passaram por procedimentos de segurança; novos alertas acontecem dois dias após uma série de ameaças semelhantes
Passageiros de diferentes voos na Europa tiveram os trajetos alterados nesta quinta-feira (5) após ameaças de bomba contra aeronaves. Os alertas provocaram desvios, pousos de emergência e escoltas militares.
Os novos episódios aconteceram dois dias depois de pelo menos sete voos e um navio de cruzeiro receberem ameaças semelhantes. Nos casos anteriores relatados, nenhum explosivo foi encontrado. Parte das verificações desta quinta ainda estão em andamento.
Voo para Roma foi desviado à França
A companhia irlandesa Aer Lingus confirmou que um voo de Dublin para Roma foi desviado para a Normandia, na França, por precaução. Segundo o primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, todos os passageiros deixaram a aeronave em segurança.
Outro voo com destino à capital italiana, operado pela Finnair e procedente de Helsinque, foi escoltado pela Força Aérea da Itália após um alerta semelhante. A polícia italiana realizava as verificações. Um porta-voz informou à CNN que o aeroporto de Roma mantinha pousos e decolagens normalmente.
Bulgária e Tchéquia também registram alertas
Na Bulgária, a imprensa local relatou pousos de emergência de três aeronaves procedentes de Copenhague, Madri e Londres. Na Tchéquia, a polícia informou que quatro aviões com destino a Praga receberam ameaças. Embora a credibilidade dos alertas tenha sido classificada como baixa, as autoridades ativaram os procedimentos de segurança e anunciaram inspeções após os pousos. “Não estamos subestimando a ameaça”, afirmou a polícia, acrescentando que buscava reduzir os impactos sobre passageiros e operações.
A Reuters também relatou um alerta envolvendo uma aeronave da LOT que havia decolado de Varsóvia. Segundo a imprensa belga, o avião pousou em segurança em Bruxelas.
Casos anteriores mobilizaram aeroportos
Na terça-feira (3), voos de Ryanair, Wizz Air, LOT e SAS passaram por verificações após ameaças. Em Varsóvia-Modlin, as operações chegaram a ser suspensas e foram retomadas por volta do meio-dia. Outros aeroportos, como Fiumicino, em Roma, e Chopin, em Varsóvia, mantiveram o funcionamento durante as checagens dos voos afetados.
Até agora, nenhum país havia atribuído responsabilidade pela série de ameaças.
*Essa notícia está em atualização.
Leia mais:
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.