Nova Veneza e os 150 anos da imigração italiana
Evento homenageia a rica herança cultural e consagra a ‘Capital Italiana de Goiás’
No dia 21 de fevereiro, Nova Veneza, a pitoresca cidade de origem europeia, estará em festa. A data marca o Dia Nacional do Imigrante Italiano, celebrando 150 anos de imigração no Brasil e 112 anos desde que os primeiros italianos chegaram a essa terra acolhedora.
A programação começa às 17h, com uma calorosa recepção dos convidados no portal de entrada da cidade. Autoridades públicas, representantes das famílias venezianas e líderes privados se reunirão para um momento especial: o descerramento da placa que confere a Nova Veneza o título de ‘Capital Italiana de Goiás’. Essa honra é um tributo à rica herança cultural trazida pelos imigrantes italianos, cuja jornada teve início como a modesta ‘Colônia dos Italianos’.
As comemorações continuam na Praça João Stival, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo, a santa padroeira da cidade que chegou aqui nas bagagens dos primeiros italianos. No ‘Mercatino de Veneza’, empreendedores locais oferecerão uma variedade de pratos típicos da culinária italiana. O cardápio inclui macarrão, lasanha, nhoque, panquecas, pizza, risotos, polenta, porpetas, carne de lata, pães, queijos, sucos e vinhos. A alegria contagiante dos venezianos também se manifestará nas atrações de palco, com canções folclóricas e outros estilos musicais italianos entoados por artistas locais e convidados.
Os visitantes terão a oportunidade de mergulhar na história de Nova Veneza por meio de um vídeo ilustrado com fotos e registros. Um grande painel exibirá a identificação das famílias de imigrantes e dos moradores da região que generosamente acolheram os italianos.
A lei nº 22.518, de 28 de dezembro de 2023, reconheceu oficialmente Nova Veneza como a ‘Capital Italiana de Goiás’. Essa conquista foi impulsionada pela iniciativa do deputado Coronel Adailton, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás, e sancionada pelo Governador Ronaldo Caiado.
O evento é promovido pela Associação Cultural Italiana de Nova Veneza-GO (ACINOVE), uma entidade recém-criada com o objetivo de preservar e celebrar a rica herança italiana que permeia cada rua, cada praça e cada coração desta encantadora cidade. Mercedes Sátiro, presidente da ACINOVE, acredita que eventos como esse, apoiados por todos, contribuem com o desenvolvimento do município. “Promover a cultura implementando ações que visem conhecer a história, as artes, a gastronomia e as pessoas, é uma forma diferente de ver o mundo”, conclui a presidente.
Capital Italiana de Goiás
Situada a 42 quilômetros da capital Goiânia, Nova Veneza conquistou a atenção de locais e turistas, tornando-se conhecida como a ‘Capital Italiana’ no interior goiano. Esse título foi possível após a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás sancionar a Lei Nº 22.518/23, de autoria do deputado estadual Coronel Adailton, que confere ao município de Nova Veneza o prestigioso título. Inicialmente conhecida como Colônia dos Italianos, depois Goianás e, por fim, Nova Veneza, a cidade foi elevada à categoria de município pela Lei Estadual Nº 2.095, em 14 de novembro de 1958.
O turismo tem sido um destaque para Nova Veneza, impulsionado pela cultura italiana presente no dia a dia das famílias locais. O Festival Gastronômico Italiano, realizado há 20 anos, tradicionalmente no mês de maio, atrai mais de cem mil pessoas para a cidade durante a festa. Mas a história de Nova Veneza remonta ao século XX, quando imigrantes italianos escolheram essas terras para estabelecerem suas raízes. Ao longo das décadas, a cidade preservou e celebrou suas tradições italianas, criando uma atmosfera única que se destaca na paisagem brasileira. Um dos pontos mais emblemáticos é a arquitetura peculiar, que remete às charmosas vilas italianas.
Com uma população de 9.481 habitantes, segundo o Censo do IBGE, Nova Veneza é considerada a primeira colônia italiana oficialmente instalada no Brasil Republica. As ruas de paralelepípedos, fachadas coloridas e praças movimentadas dão vida a essa experiência cultural singular. Além disso, a influência italiana se estende à gastronomia local, com restaurantes que oferecem autênticas delícias da culinária italiana, desde massas artesanais até os tradicionais pratos que aquecem o coração.
Dia Nacional do Imigrante Italiano
O Dia Nacional do Imigrante Italiano, celebrado anualmente em 21 de fevereiro, é uma data de grande significado para o Brasil. Nesse dia, homenageamos os descendentes dos imigrantes italianos que contribuíram para a construção e a cultura do nosso país.
A escolha dessa data tem raízes históricas. Ela remonta à expedição de Pietro Tabacchi, que chegou ao Espírito Santo em 1874. Essa expedição marcou o início do processo de migração em massa dos italianos para o Brasil. Diante da crise que assolava a Itália durante o século XIX e XX, muitos camponeses italianos aceitaram o chamado do governo brasileiro para trabalhar nas lavouras, principalmente nas regiões sudeste e sul.
Hoje, estima-se que existam aproximadamente 25 milhões de descendentes de italianos vivendo em terras brasileiras.
SERVIÇO
Comemoração do Dia Nacional do Imigrante Italiano
Quando: 21 de fevereiro
Onde: Nova Veneza – Goiás
Horário: às 17h