O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições 2026

Diante da bipolaridade política do País, União Brasil prepara Caiado para emergir nas eleições de 2026  

Além de planejar a construção do “super” centrão, União Brasil teria lançado, informalmente, a pré-candidatura do governador de Goiás após reunião da Executiva Nacional

Postado em 19 de março de 2024 por Isadora Miranda
Além de planejar a construção do “super” centrão

A recente reunião da Executiva Nacional do União Brasil não apenas determinou o afastamento do presidente da legenda, deputado Luciano Bivar (PE), mas também representou um pré-lançamento informal da candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, às eleições presidenciais de 2026.  

As pretensões da sigla quanto à carreira política de Caiado ficaram óbvias: entre figuras como senadores, prefeitos e deputados, era possível ouvir, de maneira uníssona, pessoas bradando “Caiado presidente”. O governador de Goiás teria a capacidade, então, de transitar em uma difícil conjuntura — aquela em que existiriam, “apenas”, Bolsonaro e PT — e emergir como um diferente suspiro na política do País.  

Além disso, o PP, partido de Arthur Lira (AL), que preside a Câmara, está em negociações para formar uma federação partidária com o União Brasil. Ainda, o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, confirmou à imprensa a existência de acordos que envolvem, também, o Republicanos.  

Centrão Unificado  

Unidos, esses três partidos se tornarão um centrão unificado de relevante magnitude, tanto no Congresso quanto nas campanhas eleitorais.  

Quanto a Ronaldo Caiado, seu nome será oficializado após as eleições municipais deste ano. Somente assim, o União, PP e Republicanos poderão avaliar sua força e possivelmente selar seu afastamento do governo do PT. Caiado surge como candidato potencial devido a diversos fatores, incluindo a sua reeleição como governador, sua alta avaliação entre os partidos de direita, a preferência do possível candidato do Republicanos, Tarcísio de Freitas, em disputar a reeleição como governador de São Paulo e, claro, a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também