O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Pesquisa

Aprovação do governo Lula cai pela segunda vez consecutiva 

Desaprovação, por sua vez, sobe dois pontos percentuais

Redaçãopor Redação em 28 de março de 2024
2 nota foto Marcelo Camargo ABr
Esta

Felipe Cardoso e Francisco Costa

Um levantamento realizado pela PoderData, do Poder360, aponta que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 47% dos brasileiros. Outros 45% desaprovam a gestão, conforme a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27). 7% não souberam responder.

O levantamento ocorreu entre 23 e 25 de março, por meio de ligações. O instituto entrevistou 2,5 mil pessoas em 202 municípios de todo o País. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais e a confiança é de 95%.

Vale destacar que, na análise anterior, Lula tinha 49% de aprovação. Além disso, a desaprovação era de 42%. Uma variação de -2% e 3%, respectivamente, em relação ao levantamento atual.

Esta, contudo, não é a pior taxa de aprovação do governo Lula. Em dezembro, o instituto apontou que 46% aprovavam o presidente. À época, 44% desaprovavam.

Há duas semanas, uma pesquisa realizada pela Quaest mostrou uma avaliação específica do mercado financeiro sobre o governo. O resultado revelou a negativa, aos olhos dos agentes do mercado financeiro, quanto à condução de Lula. 

Segundo o levantamento, a rejeição subiu em 12 pontos percentuais em relação à aferição anterior. Enquanto 64% dos entrevistados avaliou o desempenho como negativo, apenas 6% dos entrevistados responderam ‘positivo’, e 30% considerou regular.

A pesquisa foi respondida por gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão do mercado financeiro. Ao todo, foram consultadas 84 empresas responsáveis pelo gerenciamento de um montante superior a R$ 3 trilhões em investimentos. As entrevistas foram realizadas entre 14 e 19 de março. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também