Farmácia Popular passa a oferecer 95% dos remédios de graça
Economia para usuários pode chegar a R$ 400 por ano
O Programa Farmácia Popular, do Governo Federal, vai distribuir gratuitamente 95% dos medicamentos e insumos presentes no plano do programa, a partir desta quarta-feira (10). De acordo com o Ministério da Saúde, remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite já estão disponíveis para retirada nas unidades de saúde credenciadas.
Ademais, existe a expectativa de que cerca de 3 milhões de pessoas que já utilizam o programa sejam beneficiadas. “Em média, isso pode gerar uma economia para os usuários de até R$ 400 por ano”.
O Farmácia Popular oferece, atualmente, 41 itens para os beneficiários do programa. Então, até o momento, só medicamentos contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose – além de anticoncepcionais – eram distribuídos gratuitamente.
Para os outros remédios e insumos, o ministério arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante. Com a nova medida, 39 dos 41 itens ofertados podem ser retirados totalmente de graça, sem nenhum tipo de custo para os beneficiários do programa.
O Programa Farmácia Popular foi criado em 2004, durante o primeiro governo Lula. O objetivo é democratizar o acesso a medicamentos essenciais, sobretudo para a população mais carente.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Ministro defende maior taxação em alimentos ultraprocessados
Valdemar da Costa Neto diz ser contra autonomia do BC
BNDES abre crédito para empreendedores do RS