G20 inicia semana de encontros no Rio de Janeiro
Eventos irão reunir autoridades das maiores potências econômicas ao redor do globo
Começa nesta segunda-feira (22), uma série de encontros de autoridades do G20 no Rio de Janeiro. As reuniões irão ocorrer até a próxima sexta-feira (26). No decorrer da semana, autoridades econômicas dos países-membros do grupo irão discutir medidas globais.
Nos dois primeiros dias (segunda e terça) irão se reunir presidentes dos bancos centrais dos países do G20 e ministros das Finanças. Os eventos fazem parte da Trilha de Finanças – braço do G20 que discute temas econômicos como: tributação internacional; taxação de grandes fortunas; inclusão financeira; reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento e temas macroeconômicos.
Ademais, as delegações dos países participarão para elaborarem um documento conjunto, que será destinado aos ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais. As autoridades também irão realizar reuniões na quinta e na sexta.
Além disso, neste ano, a presidência do G20 está sendo exercida pelo Brasil pela primeira vez na história. Em sua gestão, o governo brasileiro sugeriu a criação do G20 social, a fim de maior inclusão nos debates do grupo. O movimento é destinado a dar voz para a sociedade, levando as considerações com relevância aos debates para que cheguem aos líderes internacionais.
Dessa forma, para evidenciar a proposta, no encontro desta segunda-feira, a sociedade civil foi convidada a falar na reunião de representantes de ministérios das Finanças e bancos centrais, sendo a primeira vez que isso acontece.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Mabel promete “revolucionar” trânsito de Goiânia