O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 11 de agosto de 2024
Fenômeno

Fenômeno climático La Niña chega em agosto no Brasil

Ela ocasiona mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando os regimes de temperatura e chuva em várias partes

Postado em 25 de julho de 2024 por Leticia Marielle
iStock 1924478202 scaled 1
Os meteorologistas alertam que o La Niña trará "anomalias não muito corretas" ao litoral de São Paulo. | Foto: iStock

O fenômeno natural La Niña, que resfria a superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, chegará ao Brasil em agosto. Neste caso, alterando a temperatura e os padrões de chuva do país, especialmente no litoral de São Paulo.

Em entrevista, o meteorologista Guilherme Borges explicou que a queda na temperatura torna o ar mais úmido em algumas regiões e mais seco em outras. No caso do litoral paulista, ainda não é possível prever com certeza se as chuvas estarão regulares. A tendência é que haja pancadas mais frequentes entre agosto e dezembro.

Os meteorologistas alertam que o La Niña trará “anomalias não muito corretas” ao litoral de São Paulo e é previsto alterações gradativas à medida que o fenômeno se instala.

Mensagem WhatsApp FINAL 05 22

O que é o La Niña? 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística (INMET) o La Niña é um fenômeno oceânico caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial. Ela ocasiona mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo.

O evento climático é o oposto do El Niño, queacontece quando  tem um aquecimento anormalmente nas águas do oceano. Ambos provocam mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura em todo o mundo.

Veja também