O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Definições

Convenções partidárias definem nomes na corrida por Anápolis

Este fim de semana foi marcado por convenções partidárias em Anápolis, com partidos políticos tendo até esta segunda-feira (5) para definirem os nomes que disputarão as eleições municipais de 2024. As legendas devem escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. A maioria das legendas deixou para definir os candidatos a vice-prefeito no último prazo, enquanto […]

Postado em 5 de agosto de 2024 por Tathyane Melo
6 foto reproducao 1 3
Foto: Reprodução

Este fim de semana foi marcado por convenções partidárias em Anápolis, com partidos políticos tendo até esta segunda-feira (5) para definirem os nomes que disputarão as eleições municipais de 2024. As legendas devem escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. A maioria das legendas deixou para definir os candidatos a vice-prefeito no último prazo, enquanto as escolhas para prefeito e vereador foram estabelecidas.

O deputado estadual Antônio Gomide (PT) oficializou sua candidatura à prefeitura de Anápolis na manhã de sábado (3). Além do Partido dos Trabalhadores (PT), Gomide recebe pelo Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB). 

Oficialmente, o partido ainda não confirmou quem será o vice na chapa de Gomide. No entanto, a Federação PSOL e Rede Sustentabilidade confirmaram apoio à pré-candidatura, e em entrevista ao O Hoje, Gomide não descartou a escolha de Geraldo Espindola (REDE Sustentabilidade) como vice. Em uma foto oficial da convenção, Gomide e Geraldo Espindola aparecem lado a lado. Esta é a terceira vez que Gomide se candidata ao Executivo da cidade, após ter sido prefeito de Anápolis em dois mandatos anteriores.

A Federação PSDB-Cidadania, que até então tinha dois pré-candidatos ao Executivo, Michel Roriz (presidente do Cidadania em Goiás) e Hélio Lopes (PSDB), oficializou Hélio Lopes como candidato à prefeitura de Anápolis também no sábado. A convenção não definiu o vice, mas Michel Roriz deixou em aberto a possibilidade de participar da chapa. 

“O Michel será vice? Não sei, temos um prazo para isso, mas acredito que o Cidadania estará na vice com vocês”, ressaltou Roriz. O ex-governador Marconi Perillo, figura importante na candidatura de Hélio Lopes, não esteve presente na convenção, mas enviou um vídeo gravado para reafirmar o apoio ao candidato.

Eerizania Freitas (União Brasil) foi oficializada candidata no domingo (4). A ex-secretária de Integração Social da prefeitura de Roberto Naves (Republicanos) foi a única a anunciar o vice antes das convenções, Samuel Fayad Gemus (DC). O governador Ronaldo Caiado (Republicanos) e a primeira dama Gracinha Caiado estiveram no evento, e prestaram apoio à candidata. A candidatura da ex-secretária, conta com o apoio de nove partidos: União Brasil, Democracia Cristã (DC), Republicanos, Progressistas (PP), Podemos, PSB, Mobiliza, Agir e Solidariedade.

As convenções de oficialização de Márcio Corrêa (PL) e José de Lima (PMB) acontecem na tarde desta segunda-feira (5). Ambos ainda não definiram os vices. O PSD, que desistiu de lançar Kim Abrahão (PSD) na disputa pelo executivo, deixou a ata em aberto para definição das candidaturas a prefeito e vice. Kim Abrahão é cotado para ser o colega de chapa de Márcio Corrêa (PL). A confirmação deve ocorrer na convenção em que Márcio será confirmado candidato. Além do PSD, MDB e PRD também reivindicam espaço na majoritária.

Por Victor Santos

Veja também