Lula quer encontrar uma “solução pacífica” para as eleições da Venezuela
Durante reunião no Planalto, presidente comentou sobre situação no país vizinho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quinta-feira (8), querer encontrar junto aos ministros uma “solução pacífica” para os problemas relacionados à eleição presidencial da Venezuela.
Durante reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula afirmou: “O companheiro Mauro [Vieira] vai explicar um pouco a questão do G20, como é que está a organização do G20, porque nós queremos que todos os ministros estejam envolvidos, e também falar um pouco das celeumas que nós estamos encontrando aí para encontrar uma solução pacífica para as eleições da Venezuela. É muito importante”.
Leia mais: Professor Alcides se antecipa e registra candidatura na Justiça Eleitoral
Aliado histórico de Nicolás Maduro, Lula tem evitado se manifestar de maneira incisiva sobre o tema. O presidente tem mantido a cautela e pede, junto a outros países ao redor do globo, que as autoridades venezuelanas disponibilizem as atas eleitorais.
Maduro foi declarado presidente da Venezuela no dia 29 de julho, quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, anunciou a vitória do chavista com 51,95% dos votos. A oposição, liderada por María Corina Machado e o ex-candidato Edmundo González, alegam vitória. Segundo eles, as atas nas mãos do partido indicam vitória de González, com cerca de 67% dos votos.