O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sexta-feira, 23 de agosto de 2024
Animais em perigo

Polícia resgata cachorra e jabuti em situação de maus-tratos em Luziânia

A cadela, extremamente debilitada e desnutrida, compartilhava um espaço insalubre com ratos e não tinha acesso a água potável

Postado em 21 de agosto de 2024 por Rauena Zerra
O jabuti, por sua vez, foi entregue ao IBAMA I Foto: Divulgação/PC-GO

Em uma ação conjunta, a Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais de Luziânia, e a Polícia Técnico-Científica resgataram uma cachorra e um jabuti em situação de abandono e maus-tratos na última terça-feira (20). Os animais foram encontrados em uma residência desabitada no Jardim Mandú I, após denúncia anônima.

A cadela, extremamente debilitada e desnutrida, compartilhava um espaço insalubre com ratos e não tinha acesso a água potável. Já o jabuti foi localizado em um terreno baldio, sem alimento ou água, sob restos de madeira e plásticos. Diante da gravidade da situação, os policiais civis constataram a prática de maus-tratos e iniciaram as investigações para identificar o responsável pelo crime.

Leia também: Emissora de TV repudia agressão contra equipe durante reportagem sobre maus-tratos a animais

A cachorra foi encaminhada para uma clínica veterinária especializada, onde receberá todos os cuidados necessários para sua recuperação. Após o tratamento, ela será disponibilizada para adoção. O jabuti, por sua vez, foi entregue ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que irá cuidar do animal e providenciar sua soltura em um habitat adequado.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as responsabilidades pelo crime de maus-tratos aos animais. A lei 9.605, que trata de crimes ambientais, prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos para quem praticar maus-tratos contra cães e gatos.

Veja também