Do rei da Espanha a Nicolás Maduro: Líderes mundiais parabenizam Lula por posse
Lula recebeu o cumprimento de diversas lideranças mundiais ao longo do dia, tanto por mensagens quanto presencialmente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), empossado oficialmente na tarde de ontem (1°/1), recebeu o cumprimento de diversas lideranças mundiais ao longo do dia, tanto por mensagens quanto presencialmente no Palácio do Planalto.
Ao todo, foram 73 delegações estrangeiras marcando presença para prestigiar o novo presidente brasileiro, com participação expressiva de líderes da América do Sul. Chefes de Estado que não puderam estar na posse endereçaram mensagens pelo Twitter, incluindo o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, incógnita até o último dia.
“Parabenizo com alegria a posse do nosso camarada @LulaOficial, como Presidente do Brasil. Uma nova onda de libertação percorre a Pátria Grande, abrindo caminhos de avanço geopolítico para projetos de união sul-americanos. Nosso abraço a Lula e ao povo brasileiro!”, escreveu o venezuelano.
A Casa Real da Espanha publicou fotos de do rei Felipe VI ao lado de Lula.
O presidente francês, Emmanuel Macron, comemorou a posse do brasileiro em um tuíte escrito em português, chamando Lula de “caro amigo”.
O presidente argentino, Alberto Fernández (que esteve na posse) e a vice-presidente, Cristina Kirchner, celebraram a posse de Lula: “Amanhece um novo dia na América do Sul. Força, Lula! Força, Brasil!”, disse Kirchner.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, escreveu que Lula inicia “um terceiro período histórico” como presidente do Brasil. “Em nome do Reino Unido, gostaria de desejar todo o sucesso na liderança do Brasil e espero fortalecer nossos laços econômicos, culturais e ambientais.”
O presidente chileno, Gabriel Boric, publicou uma foto com Lula e a faixa presidencial. “Esperança, democracia, justiça e dignidade para nossos povos. Com Lula, vamos juntos”, escreveu.