Com plenário reformado, STF retoma julgamentos nesta semana
A solenidade de abertura, que tradicionalmente conta com chefes dos Poderes da República, está marcada para a próxima quarta-feira (1)
Vinte dias após ser atacado por vândalos, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) está pronto para receber sua primeira sessão de 2023. Equipes terceirizadas, funcionários da limpeza, grupo de vidraceiros, marceneiros e arquitetos, deixaram o local mais afetado da estrutura, pronto para o dia 1º de fevereiro.
Devido ao tombamento histórico do prédio, alguns itens não puderam ser trocados. Por isso, o trabalho de recuperação e reforma foi essencial para o retorno, conforme o padrão exigido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A fiação elétrica, as câmeras e os armários tiveram de ser recolocados. As togas dos ministros, roubadas nos atos de 8 de janeiro, foram compradas e podem ser usadas na primeira sessão.
Primeira sessão de 2023
A solenidade de abertura do Ano Judiciário, que tradicionalmente costuma contar com a participação dos chefes dos Poderes da República, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), está marcada para às 10h da próxima quarta-feira (1). A primeira sessão ordinária acontecerá no mesmo dia, a partir das 15h.
A primeira ação a ser analisada pelos integrantes da Suprema Corte é de relatoria do ministro Luís Roberto Barroso.
Veja também: STF marca data de julgamento para ação que pode corrigir valores do FGTS