Ex-presidente Lula toma posse e é novo ministro da Casa Civil
Ex-presidente participa de cerimônia ao lado da presidente Dilma Rousseff. Posse ocorre um dia depois serem divulgadas conversas telefônica de Lula
Larissa Angélica
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como novo ministro-chefe da Casa Civil na manhã desta quinta-feira (17). A posse de Lula aconteceu um dia após o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato, retirar o sigilo sobre as ligações do ex-presidente.
Lula assinou o termo de posse logo após a presidente e foi aplaudido pela plateia, formada, em grande parte, por ministros e políticos da base aliada.
O deputado Major Olímpio (SD-SP) gritou a palavra “vergonha” e foi detido pelos seguranças do palácio e vaiado pelos presentes.
O ex-presidente substitui Wagner na Casa Civil. Também foram empossados Jaques Wagner, que ocupava a Casa Civil e agora assumirá o Gabinete Pessoal da Presidenta da República. Álvaro Henrique Baggio passa a exercer o cargo de Secretário Executivo do Gabinete Pessoal da Presidenta da República. Eugênio José Guilherme de Aragão assume o Ministério da Justiça e Wellington César Lima e Silva é exonerado. Mauro Ribeiro Lopes passa a exercer o cargo de Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.
Durante a cerimônia de posse a presidente Dilma disse que as dificuldades costumam criar muitas oportunidades. Ela disse que teve a “magnífica chance” de trazer para o governo “o maior líder político desse país”. Dilma disse ainda que Lula é ‘maior líder político do país ‘. O ex-presidente foi ovacionado.
O Anúncio
O anúncio da posse do ex-presidente Lula como novo ministro da Casa Civil, ocorreu no início da tarde desta quarta-feira (16) por meio de um comunicado oficial divulgado pela Secretaria de Comunicação Social.
(Foto: Divulgação)