Um tesouro polonês
Sede da Jornada Mundial da Juventude em 2016, Cracóvia é encantadora, pitoresca e repleta de atrações
Segunda maior cidade da Polônia, com pouco mais de 750 mil habitantes, Cracóvia fica no sul daquele país, quase na fronteira com a Eslováquia e, neste ano, vai sediar o maior evento católico do Mundo, a Jornada Mundial da Juventude, que acontece na última semana de julho. E, para os que forem até o encontro, além de participar da programação espiritual, há muito o que ver e fazer na cidade, uma verdadeira pérola do Leste Europeu, mas que carrega em sua história a triste lembrança do Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.
Cracóvia, fundada em 966 d. C., foi capital do governo geral nazista durante a guerra e por isso mantém um ar de seriedade que fica mais evidente no Campo de Concentração de Plaszow e na fábrica de Oskar Schindler, o do famoso filme A Lista de Schindler. Mas, mesmo assim, a cidade aos poucos se desapega do passado, pois tanto o centro histórico como o bairro judeu estão repletos de cafés, lojas e pubs e a Praça do Mercado, com quatro hectares de extensão, é um verdadeiro banquete medieval para os sentidos.
Há muito para ver e fazer em Cracóvia, da visita a monumentos seculares impressionantes, à apreciação de vistas encantadoras, obras de arte de classe mundial e curiosidades impressionantes. Explorar a Cidade Velha em Stare Miasto, o centro histórico de Cracóvia com as suas igrejas góticas e a gigantesca Praça do Mercado (Rynek Glówny), uma das maiores praças da cidade na Europa, é um passeio inesquecível.
Visite Kazimierz, berço da cultura judaica, e Wawel, o Castelo Real, casa de três dinastias dos reis da Polônia, e a Catedral de Wawel, um impressionante santuário nacional da Polônia e peça central de Cracóvia. Há um número de lugares que também vale a pena explorar, entre os quais, as minas de sal de Wieliczka e os vales verdejantes que cercam Ojcow.
Cracóvia possui 42 parques públicos, incluindo a floresta Las Wolski sobre o conjunto de colinas. O anel Planty, de cerca de 30 jardins, que circunda o bairro histórico da Cidade Velha, é imperdível e o Parque Jordana, com as suas instalações de lazer, uma lagoa, pátios de voleibol e basquetebol, é um bom local para relaxar um pouco. O jardim botânico de Cracóvia foi criado em 1779 e hoje possui cerca de cinco mil plantas. Situado no centro da cidade, é um verdadeiro oásis.
CONTINUA NA PÁGINA 10