Pesquisa indica vitória da permanência na UE
Britânicos participam do referendo para decidir se país deve ou não deixar a União Europeia; resultado será anunciado hoje
O total 46,5 milhões de britânicos foram às urnas ontem para participar do referendo sobre a permanência do país na União Europeia (UE) ao responder à questão: “O que deve fazer o Reino Unido: permanecer na União Europeia ou sair da União Europeia?” A última pesquisa realizada na campanha eleitoral do referendo britânico sobre a União Europeia, ontem, mostrou uma vantagem de 4 pontos percentuais dos partidários da permanência no bloco.
A pesquisa realizada pelo instituto Ipsos-Mori na terça-feira e quarta-feira, nas últimas 48 horas de campana, aponta 52% das intenções de voto para o “Remain” (“Permanecer”) e 48% para o “Leave” (“sair”), com 53% dos entrevistados convencidos de que a permanência será vitoriosa, 26% a saída da UE e 21% sem opinião.
O resultado contrasta com as pesquisas divulgadas anteontem, o que demonstra a volatilidade das sondagens. Nos índices divulgados na véspera, os partidários do Brexit estavam em vantagem de 1 a 2%, com um percentual de indecisos que oscilava entre 9% e 16%.
Um pouco antes do referendo, os que apoiam a permanência na União Europeia intensificaram a campanha. Contra o Brexit – união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e Exit (saída, em inglês – estão membros do governo britânico e empresários que alertam sobre uma recessão iminente, aumento dos preços e dos impostos. Segundo a última pesquisa, 51% dos britânicos querem que o país continue parte da UE.
Os apoiadores do Brexit acusaram os que se opõem à proposta de aterrorizar a população e de manipular a informação. A mídia já chamou o que está se desenvolvendo de “campanha de atemorização”.
A apuração dos votos começou pouco depois do fechamento dos postos de votação, às 22h (horário local) ou 18h (horário de Brasília). Os primeiros resultados seriam divulgados no final da noite de ontem. Os resultados oficiais serão conhecidos hoje.