Muito mais que simpatia e um rostinho bonito
Foi dada a largada para a temporada das misses: as moças mais bonitas do Estado disputam uma vaga para representar o que a goiana tem de melhor
Júnior Bueno
O Concurso Miss Goiás 2016, versão Miss Universo, ocorrerá no dia 27 de julho, próxima quarta-feira, no Teatro Madre Esperança Garrido, em Goiânia. Dezessete candidatas disputam o título de mais bela goiana, e a vencedora participará do Miss Brasil, marcado para 1º de outubro em São Paulo, com transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Band. As candidatas se reúnem, hoje, para uma série de eventos que culminam na noite de quarta (27), quando uma delas será coroada como a garota do ano.
Como atração musical, a cantora Grace Carvalho, participante da primeira edição do The Voice Brasil, vai dar o tom musical e embalar os tradicionais desfiles em trajes de banho e gala. A coreografia das beldades ficará sob responsabilidade do produtor João Pedro Mendonça, também escolhido para assinar a beleza das candidatas.
Thaynara Fernandes, Miss Goiás 2015, estará presente para se despedir de seu reinado e coroar sua sucessora em noite de festa. No Concurso Miss Brasil de 2015, Thaynara garantiu vaga entre as dez mais belas brasileiras. Sua trajetória foi marcada pelo intenso trabalho no interior do Estado de Goiás, difundindo ações sociais e promovendo o evento que representa.
O Concurso Miss Goiás será destinado apenas a convidados, personalidades locais, autoridades e imprensa. Um compacto da noite será exibido no dia 30 de julho, na grade da TV Goiânia, emissora afiliada da Band.
Concurso mais popular
Sob a direção geral de Fátima Abranches há 13 anos, a Organização Miss Brasil envia representantes do País para concorrer ao Miss Universo com exclusividade desde o ano de 1954, quando a célebre Martha Rocha consagrou-se a mais bela brasileira. Para a edição de 2016, o Miss Goiás receberá como sua principal atração a Miss Brasil 2015, a gaúcha Marthina Brandt, representante brasileira no Miss Universo, realizado em Las Vegas em dezembro do ano passado. A apresentação do evento ficará por conta de Sileimã Pinheiro e do modelo Rafael Freire.
Segundo Fátima Abranches, esta edição conta com mais candidatas, 18 ao todo, sendo que uma delas, a de Piracanjuba, ainda não havia sido anunciada até o fechamento desta edição. “São mais cidades concorrendo, e todas as candidatas moram nos municípios que representam”, diz Fátima. Ela diz que para ser uma miss é necessário cumprir alguns requisitos, como ser solteira, não ter filhos, ter entre 18 e 25 anos e nunca ter posado nua.
Apesar de ser um concurso que existe desde a década de 1950, o interesse do público não diminuiu com a chegada do século 21. A última edição do Miss Universo, por exemplo, foi bastante comentada, graças a um pequeno incidente diplomático. O evento internacional coroou a filipina Pia Alonzo Wurtzbach em meio a um deslize de repercussão mundial, quando o apresentador Steve Harvey anunciou a Miss Colômbia como vencedora, e teve de reparar sua gafe minutos depois.