Conheça 8 mitos e verdades sobre procedimentos estéticos
Dúvidas vão desde o uso de um anti-idade até hidratantes comuns do dia a dia
Hoje em dia, temos acesso a uma avalanche de informações diárias, sobretudo no mundo online. Assim, fica difícil saber e confiar no que é, de fato, verdade. Por isso, a Extratos da Terra, empresa fabricante de cosméticos – com produtos para tratamento de rosto, corpo e cabelo – preparou uma lista com as principais dúvidas sobre procedimentos estéticos, a fim de desmistificar algumas crenças e verdades.
1. Cremes anti-idade não funcionam. MITO!
Se são bem indicados e as recomendações dos esteticistas são seguidas com disciplina, o tratamento com esses cremes funciona perfeitamente. Inclusive, podem até retardar a necessidade de cirurgias ou tratamentos estéticos mais invasivos.
2. O rosto perde volume ao longo dos anos. VERDADE!
Isso ocorre por conta da perda de ácido hialurônico, uma substância produzida naturalmente pelo organismo e que cumpre a função de reter água, além de deixar a pele mais hidratada e volumosa. Com o passar dos anos, o ácido hialurônico natural da pele se degrada e o organismo envelhecido diminui sua capacidade de reposição.
3. Consumir sal em excesso aumenta as chances de celulite. VERDADE!
A redução do consumo de sódio é considerada um passo importante no tratamento da celulite. Isso ocorre porque o sal em excesso no organismo causa retenção hídrica e pode agravar o quadro. Assim, é aconselhável seguir uma alimentação balanceada, com fibras, vegetais, proteínas e temperos naturais e também com pouco sal.
4. Homens não têm celulite. MITO!
Tanto homens quanto mulheres podem ter celulite, a diferença está na estrutura dos septos de gordura de cada um. Nas mulheres esses septos são mais predispostos à celulite. As alterações hormonais também acabam facilitando esta formação.
5. Lipoaspiração resolve a celulite. MITO!
A lipoaspiração é um procedimento de remoção de gordura e, portanto, não trata a celulite e a pele do corpo. Em alguns casos, após a cirurgia, as marcas da celulite podem até ser agravadas, pois a operação pode gerar um certo grau de flacidez.
6. Hormônios têm papel fundamental na formação de estrias. VERDADE!
Um exemplo é o estrogênio, hormônio que gera um processo chamado de catabolismo, que degrada a elastina na pele. Dessa forma, ela perde sua elasticidade natural quando os níveis hormonais não estão equilibrados.
7. Estrias vermelhas são as mais fáceis de tratar. VERDADE!
Como as estrias vermelhas são as mais recentes, o tecido ainda possui fibra elástica, o que permite o seu recondicionamento rápido e a diminuição dos espaços entre os sulcos. Já as estrias brancas podem ser apenas suavizadas, de forma a melhorar seu aspecto e cor, uma vez que nessas o grau de rompimento já está avançado.
8. Hidratar o corpo previne estrias. VERDADE!
Isso é possível com cremes à base de ureia, lactato de amônio e óleo de amêndoas, principalmente durante a gestação. O creme hidratante ajuda a lubrificar a camada externa da pele, tornando-a mais flexível.