O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 25 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Ceasa

“Quem ganha com as Parcerias Público-Privadas é o usuário”, diz Marconi

Representantes das Centrais de Abastecimento (Ceasas) de todo o Brasil estão debatendo temas como gestão de resíduos sólidos

Postado em 6 de outubro de 2016 por Redação
“Quem ganha com as Parcerias Público-Privadas é o usuário”
Representantes das Centrais de Abastecimento (Ceasas) de todo o Brasil estão debatendo temas como gestão de resíduos sólidos


As Parcerias Público-Privadas são cada vez mais necessárias ao bom desempenho das administrações públicas no Brasil. Essa foi a análise feita pelo governador Marconi Perillo em palestra proferida no Encontro Nacional do Abastecimento, realizada nesta quinta-feira (6), no Hotel Oitis, em Goiânia.

“Hoje, é um dia em que vocês estão debatendo o futuro das Ceasas, das novas tecnologias, do setor hortifrutigranjeiro no país, mas é importante ressaltar que nesse país, agora, não dá mais para o governo andar sozinho com suas próprias pernas. São cada vez mais importantes as parcerias. É importante que o governo tenha sensibilidade para se abrir para as parcerias. Quem ganha com as Parcerias Público-Privadas é o público, é o usuário, é quem precisa desses serviços”, afirmou Marconi.

O governador ressaltou que nos últimos anos o Governo investiu significativamente na área e, recentemente, inaugurou mais de R$ 4 milhões em obras para melhoria das instalações da Ceasa. “Isso tudo aconteceu em uma sinergia perfeita entre os produtores, comerciantes e o Governo do Estado. Sem ajuda deles, nós não teríamos tido condições de realizar essas obras. Nós temos orgulho da Ceasa que temos, porque fomos capazes de enxergar esses avanços em termos de modernidade, sinergia e cooperação entre público e privado”, destacou.

De ontem até amanha, representantes das Centrais de Abastecimento (Ceasas) de todo o Brasil estão debatendo temas como gestão de resíduos sólidos, responsabilidade socioambiental e busca de soluções para avanços do setor hortifrutigranjeiro no país. O tema do encontro é: “O abastecimento se encontra no coração do Brasil".

A Ceasa-Goiás é a quarta maior do Brasil no que se refere à quantidade de produtos comercializados e à movimentação financeira. Só em 2015, a Central comercializou 931.676 toneladas de hortifrútis, o que gerou uma movimentação de aproximadamente R$ 2,1 bilhões.

“Aqui nós não temos uma Parceria Público-Privada no papel. Nós temos uma altamente bem sucedida parceria entre os produtores, comerciantes e o Governo do Estado, através da Ceasa. Se podemos citar aqui em Goiás uma parceria que avançou extraordinariamente nos últimos anos e com excelentes resultados, essa parceria é entre o privado, que produz e comercializa, e o Governo do Estado, através da Ceasa”, destacou Marconi.

Em entrevista, parabenizou os produtores hortifrutigranjeiros em Goiás e a qualidade dos produtos produzidos aqui. “O que há de mais moderno e avançado em termos de tecnologia tem sido aplicado pelos produtores que servem à Ceasa. Outro aspecto importante é que esse ramo de atividade conseguiu vencer a crise. No passado, por exemplo, esse segmento registrou um crescimento de 20%, enquanto o PIB do Brasil caiu quase 4%”, pontuou.

Além do presidente da Ceasa Goiás, Edivaldo Cardoso, estiveram presentes no evento o presidente da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), Gustavo Alberto de França Fonseca; o diretor da Central de Abastecimento no Chile e membro da Sociedade de Agricultura do país, Gonzalo Bravo Baltra; e o presidente da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece), Waldir Lemos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também