Mendanha sucede Maguito em Aparecida
O novo chefe do poder executivo do município de Aparecida de Goiânia anunciou a lista do novo secretariado logo apos a posse
Toni Nascimento
O novo prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (PMDB), e o vice-prefeito Veter Martins (SDD), tomaram posse no final da tarde de ontem (1º) durante cerimônia realizada na casa de show Atlanta Music Hall, na BR-153. Além deles, 25 vereadores também foram empossados pela Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia.
Gustavo Mendanha, em seu discurso, emocionado, agradeceu o trabalho de sua equipe de campanha, aos cidadãos de Aparecida de Goiânia e também ao trabalho realizado pelos gestores anteriores. Em coletiva de imprensa que aconteceu logo após a cerimônia de posse, Mendanha afirmou estar satisfeito com a prefeitura que está assumindo.
“Hoje assumimos uma Prefeitura com as contas em dia e com dinheiro em caixa. Não tenho duvida que nós somos uma exceção dentro do País e isso me deixa muito tranqüilo para dar os próximos passos dentro de Aparecida“, comentou o novo prefeito.
O ex-prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, presente na solenidade, também se emocionou na hora de passar o bastão. “Além da realidade, a emoção é muito forte e toma conta da gente principalmente quando percebo que do início da minha vida até aqui sempre existiu uma expectativa muito grande”, comentou o ex-prefeito.
Maguito também lembrou que deixou a cidade com saldo positivo, e que quando assumiu a Prefeitura havia 20 milhões em caixa, ao contrário de agora, que está deixando 210 milhões em caixa. “O nosso dever em Aparecida foi cumprido e estamos saindo com a sensação de dever cumprido”, afirmou.
Além disso, Maguito também reafirmou a sua saída da vida pública, e que está na hora dos jovens entrarem na vida pública e reacender a esperança. “Agora estou deixando a vida pública e vou voltar a dedicar minha vida á minha carreira profissional. Vou voltar a advogar a partir do meio de fevereiro e sem dúvida nenhuma não tenho mais pretensão nenhuma de disputar cargos públicos”.
Secretariado
Após ser empossado, o novo prefeito de Aparecida de Goiânia divulgou a lista do secretariado. Entre eles, o novo vice-prefeito Veter Martins (SDD) assumiu a Secretaria de Governo e a esposa de Gustavo Mendanha assumiu a Secretaria de Assistência Social.
Prefeitos tomam posse no interior de Goiás
Os novos prefeitos de Goiás tomaram posse ontem (1º). O empresário Roberto Naves, conhecido como Roberto do Órion (PTB), assumiu como o novo prefeito de Anápolis no Teatro Municipal da cidade. Eleito no segundo turno com 51,23%, Roberto derrotou o então prefeito João Gomes (PT), que ocupava o cargo desde que Antônio Gomide o deixou em 2014 para disputar o Governo do Estado.
Durante o discurso, Roberto afirmou que o objetivo de sua gestão é fazer uma administração plural e transparente. “Assumo uma cidade única com o objetivo de diminuir as diferenças e preparar Anápolis para um futuro melhor. Teremos uma Prefeitura pautada na transparência, planejamento e ação”, ressaltou. Roberto destacou também que trabalhará “para o benefício comum”.
Roberto é farmacêutico, empresário e venceu as eleições juntamente com o vice-prefeito Pastor Marcio Cândido (PSD) representando a coligação Competência para Inovar (PTB / PTN / PPS / PMB / SD / PRB / Rede / PSD / PROS). Ele é dono do Colégio Órion e já foi professor. É casado e tem quatro filhas. Além de experiência no setor privado, já foi diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Rio Verde
Em Rio Verde, no sudoeste do Estado, Paulo do Vale (PMDB), de 56 anos, foi empossado, às 16h, juntamente com o vice Chico do KGL (DEM) e os vereadores que venceram o pleito no ano passado. A cerimônia ocorreu no Clube D. Gercina e marcou o início do mandato de Paulo no comando do poder Executivo municipal.
“Com o lema População no Poder fomos empossados e hoje nos tornamos um servidor público. Vamos trabalhar vinte e quatro horas por dia em prol de Rio Verde”, afirmou o prefeito. Paulo venceu as eleições municipais no primeiro turno com 47.963 votos, ou seja, 49,33%. Durante a campanha, ele prometeu construir 4 mil casas populares, além da doação de mil lotes para famílias carentes.
Paulo anunciou redução de 19 para 12 secretarias e disse que a economia será direcionada para atender as prioridades do seu governo: saúde, educação e segurança pública. O prefeito ainda comemorou a eleição do seu correligionário Lucivaldo Medeiros para a presidência da Câmara Municipal. O deputado estadual Karlos Cabral (PDT) esteve presente na posse.
Itumbiara
Em Itumbiara, no Sul de Goiás, Zé Antônio (PTB) assumiu a Prefeitura no lugar do agora ex-prefeito Chico Balla. Zé Antônio tem 27 anos e foi eleito no primeiro turno das eleições municipais, em 2016. Durante a candidatura ele substituiu José Gomes da Rocha (PTB), o Zé Gomes, de 58 anos, que morreu após um atentado em uma carreata, no dia 28 de setembro do ano passado. Durante a cerimônia de posse, Zé Antônio, ao lado do vice Gugu Nader (PSB), divulgou os nomes de quem compõe o secretariado local até 2020.
Após receber 11 dos 12 votos possíveis, Marcelo Gomes é o novo presidente da Câmara de Vereadores de Itumbiara. Só houve um voto nulo. O vereador Flausino Neto ficou na vice-presidência e Professor Amaury com a 1ª Secretaria.
Trindade
Jânio Darrot (PSDB) tomou posse ontem para seu segundo mandato como prefeito de Trindade. Durante a solenidade, o prefeito ressaltou a responsabilidade de expandir os avanços em todas as áreas da administração e fez uma análise de seus quatro primeiros anos de gestão.
“Podem ter certeza de que nossa determinação é realizar um segundo mandato que seja muito mais pródigo e realizador. Aqui iniciamos outro ciclo de efetivas conquistas, uma nova travessia que, com certeza, continuará a ter a marca das mudanças efetivas e duradouras, voltadas para o bem-estar coletivo e para a promoção das famílias que mais necessitam da ação do poder público”, afirmou.
Jânio dedicou boa parte do seu pronunciamento em agradecimento ao governador Marconi Perillo, pelos grandes feitos na sua gestão, em evento prestigiado pelos secretários de Estado Tayrone Di Martino e Sérgio Cardoso, e também pelo suplente de deputado federal Sandes Junior.
Caldas Novas
O prefeito reeleito de Caldas Novas, Evandro Magal (PP), e o vice Dr. Fernando Resende (PPS) tomaram posse em sessão solene realizada na manhã de ontem (1º), das 9h as 12h, na Câmara Municipal de Vereadores do município, e comandaram o Poder Executivo até 2020. Os vereadores escolhidos pela população em outubro do ano passado também foram empossados.
Conhecido pela grande popularidade nas redes sociais em Goiás, Evandro Magal assume o quarto mandato à frente da Prefeitura de Caldas Novas. Na eleição passada, o político venceu com 52,5% dos votos. O prefeito também já ocupou os cargos de deputado estadual por duas vezes e secretário de Estado. No Legislativo, 15 parlamentares tomaram posse para a gestão de quatro anos. Em votação democrática e aberta foram selecionados os representantes da mesa diretora para o biênio de 2017 e 2018.
O prefeito disse que o ato solene representa a continuação do processo democrático, que o elegeu via voto direto. Magal foi diplomado pela Justiça Eleitoral em dezembro e apresentou o documento para análise e aprovação do Poder Legislativo. “É histórico, por que tenho a honra de ser conduzido pelo povo pelo quarto mandato no Executivo. Isso me dá mais responsabilidade, mais vontade de trabalhar, de retribuir os votos e a confiança através de obras e serviços de qualidade a população de Caldas Novas”, disse Magal.
O vice-prefeito, o médico Fernando Resende, afirmou que irá auxiliar o Magal na gestão da saúde pública. “Sou técnico e conheço os procedimentos para melhorarmos o atendimento de saúde pública à população. Tenho muito serviço prestado ao povo como profissional da medicina e vou ajudar o Magal na condução e na melhoria da saúde pública Municipal e em todas as missões que me forem delegadas”, explicou o vice. O secretário de Estado e delegado da Polícia Federal, Joaquim Mesquita, representou o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB).
Águas Lindas de Goiás
Em Águas Lindas de Goiás, a 193 quilômetros de Goiânia, o prefeito reeleito Hildo do Candango (PSDB) tomou posse às 16h30, na Câmara Municipal de Vereadores do município, assim como os representantes do poder Legislativo. O tucano foi eleito com 39.746 votos, ou seja, 66,41% dos votos válidos, juntamente com o vice-prefeito Luiz Alberto de Oliveira (PTB), conhecido como Jiribita.
“Podem ter certeza que vamos continuar trabalhando para fazer de nossa cidade um lugar melhor para toda população. Nosso projeto é trabalhar é trabalhar por toda cidade”, disse Hildo durante a cerimônia de posse.
O vereador Rogemberg Barbosa (PRB) discursou em nome do Poder Legislativo e afirmou que se Hildo e Jiribita fizerem um pouquinho a mais do que fizeram nos últimos anos, a população será extremamente agraciada. “Muito foi feito e sabemos que Hildo fará porque é um homem de coragem, de palavra e de pulso para batalhar por nossa cidade”, concluiu.
Senador Canedo
O prefeito eleito de Senador Canedo, Divino Lemes (PSD), tomou posse juntamente com o vice Walter Paulo (PHS) em solenidade de posse realizada na Praça Criativa Central. Com 21.382 votos, Divino obteve 42,07% dos votos válidos em 2016. Os 13 vereadores eleitos também tomaram posse.
Lemes é economista e produtor rural, além de ter sido o primeiro subprefeito eleito de Senador Canedo, em 1985, e depois o primeiro prefeito da cidade em 1989. Ex-professor, seu primeiro cargo político foi de diretor da Escola Estadual Pedro Xavier, em 1983. Nascido em Bela Vista e casado com a ex-deputada estadual Laudeni Lemes, Divino mora em Senador Canedo desde a juventude.
Catalão
Adib Elias (PMDB) foi empossado no cargo de chefe do poder Executivo de Catalão em solenidade realizada no auditório do Centro de Ensino Superior de Catalão (Cesuc). Além dele, foram empossados o vice João Sebba (PMDB) e os 17 vereadores eleito e seus auxiliares. No final da solenidade os parlamentares municipais escolheram para presidente da Câmara de Vereadores, Deusmar Barbosa (PMDB).
Após tomar posse, Adib Elias fez um discurso enfático e mencionou por diversas vezes o estado precário em que se encontra Catalão, o sucateamento da máquina pública e o endividamento da Prefeitura Municipal. Também declarou que realizará uma gestão séria e ética, e irá priorizar a retomada do progresso da cidade. “Tudo que fui, tudo que sou e tudo que vou ser devo a cada um de vocês (catalanos). Quis Deus que eu estivesse aqui novamente, e eu não vou decepcionar o Deus maior”, garantiu.
Formosa
Na cidade de Formosa, no entorno do Distrito Federal, Ernesto Roller (PMDB) tomou posse após a solenidade que empossou os representantes do Poder Legislativo do município. O prefeito anunciou o secretariado e o que pretende fazer durante o mandato até 2020, na companhia do vice Gustavo Marques (Pros).
Jataí
Em Jataí, Vinicius Luz (PSDB) tomou posse como prefeito em solenidade de posse realizada às 16h, no Centro de Cultura e Eventos da cidade, juntamente com a vice-prefeita Dra. Simone Oliveira (PSD), assim como os 10 vereadores eleitos no ano passado. Vinicius foi eleito em 2016 com 24.902 votos, o equivalente a 51,48% do total de votos válidos. (Renan Castro)