Mostra Competitiva do Fica 2017 reúne filmes para todos os gostos
Entre as 25 produções selecionadas para a disputa, 10 são brasileiras e 4 goianas
De volta ao Cineteatro São Joaquim, a Mostra Competitiva do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2017), que começa amanhã (20), conta com uma lista de 25 filmes na disputa. Entre esses, 10 são brasileiros, dos quais 4 são produções goianas.
A programação que segue até o dia 15 de junho, na cidade de Goiás, contempla filmes que estarão sob julgamento do público, do júri e da imprensa – que escolhe de forma autônoma o melhor filme.
Destaques goianos
Nesta edição, as produções goianas trazem uma tonalidade típica da região, como a luta e a garra do povo. É o caso do filme ‘Algo do que Fica’, do diretor Benedito Ferreira, que fala sobre o acidente do césio 137, que este ano completa 30 anos. Outro exemplo é a obra ‘Da Margem do Rio o Mar’, documentário de 13 minutos que realiza um ensaio reflexivo sobre a beira da rua.
Cada vez mais em discutido, o empoderamento feminino é retratado no filme ‘Real Conquista’, da diretora Fabiana Assis, que traz uma atualização das técnicas e da linguagem da produção local. O diretor Renné França, em seu filme ‘Terra e Luz’, ainda traz um mundo pós-apocalíptico em um gênero que costuma levar o público aos cinemas, o Terror. Essa obra é retratada na cidade de Goiás e traz criaturas que se assemelham a vampiros, em uma humanidade que busca sobrevivência.
Relevância nacional
A extensa lista de filmes brasileiros conta com a participação de diretores de renome nacional e internacional como Simone Cortezão, Márcio Farias e Vicent Carelli.
A programação também possui destaque para ‘Ninguém nasce no Paraíso’, de Alan Schvarsberg, vencedor do melhor curta Júri Popular na Mostra Brasília do 48º Festival de Cinema de Brasília, e para ‘Tarja Preta’, de Márcio Farias, escolhido como Melhor Curta Nacional no 9º Festival Brasileiro de Cinema, que aconteceu em Penedo, Alagoas.
Confira a lista completa e a sinopse dos filmes goianos que na tela do Fica 2017:
- Algo do que Fica (2017, Dir. Benedito Ferreira, Ficção, 23 minutos)
Avó e neta estão de mudança da casa onde vivem no centro de Goiânia, ao lado do lote do acidente do Césio 137. Em breve a casa será demolida para a construção de um museu. Enquanto isso, uma estranha presença orbita pela casa.
- Da Margem do Rio o Mar (2017, Dir. Rei Souza, Documentário, 13 minutos)
Breve filme ensaio sobre a beira da rua.
- Real Conquista (2017, Dir. Fabiana Assis, Documentário, 15 minutos)
Em Goiânia, no bairro Real Conquista, uma mulher, marcada por um forte passado de violência, luta por melhores condições de vida.
- Terra e Luz [Earth and Light] (2016, Dir. Renné França, Ficção, 73 minutos)
Em um futuro próximo, o ser humano foi praticamente dizimado por criaturas que se assemelham a vampiros. Neste mundo em que a noite é mortal, um homem tenta sobreviver a qualquer custo, ao mesmo tempo em que tem a chance de recuperar sua própria humanidade.
Confira também outros destaques nacionais e a programação completa do Fica 2017.