O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
EUA

Governo questiona eleições de domingo na Venezuela

No domingo, opositores e chavistas medirão forças para tentar vencer os governos dos 23 estados do país

Postado em 14 de outubro de 2017 por Sheyla Sousa
Governo questiona eleições de domingo na Venezuela
No domingo

b624b8d489d05bc4c5d20cdb4195c695

O governo dos Estados Unidos afirmou na última quiinta-feira (12) que uma “série de ações” realizadas pelo Conselho Eleitoral da Venezuela (CNE) colocam dúvidas sobre a legitimidade do pleito, marcado para este domingo.

“Os EUA estão preocupados com uma série de ações do CNE da Venezuela, que põem em xeque a legitimidade do processo eleitoral”, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert.

A porta-voz não explicou a quais ações se referia, mas, durante a campanha, a oposição venezuelana denunciou uma série de irregularidades, que teriam a participação do CNE, para favorecer os candidatos chavistas, aliados do presidente Nicolás Maduro.

A campanha, que começou no último dia 23 de setembro, termina nesta quinta-feira. No domingo, opositores e chavistas medirão forças para tentar vencer os governos dos 23 estados do país. Atualmente, 20 estão sob o controle de aliados de Maduro.

“Pedimos ao governo venezuelano que realize eleições livres e justas. Sabemos, com grande preocupação, que não serão permitidos observadores internacionais independentes e pedimos que sejam autorizados observadores nacionais independentes para fiscalizar as eleições e a apuração dos resultados”, indicou Nauert.

Além disso, a porta-voz destacou que os EUA e a comunidade internacional estão acompanhando de perto o processo eleitoral e enviou uma mensagem aos cidadãos da Venezuela.

“Continuamos apoiando o povo da Venezuela enquanto trabalham por um futuro democrático, pacífico e, esperamos, próspero. Continuamos pensando neles, sabemos que é um momento difícil”, disse. 


Informações Agência Brasil. (Foto: Reprodução)

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também