Contribuição para as gerações
Na companhia de Marconi Perillo, em Santo Antônio do Descoberto, Zé Eliton enfatiza importância em investir
em tecnologia
“Os Itegos são as principais ferramentas na descentralização da política de capacitação profissional em Goiás”, afirmou o vice-governador Zé Eliton, que esteve na manhã na última terça-feira em Santo Antônio do Descoberto, onde, na companhia do governador Marconi Perillo, inaugurou o Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira. Ele destacou investimentos em inovação e tecnologia.
“Proporcionamos uma importante contribuição para as gerações do presente e do futuro”, acrescentou Eliton ao falar das novas unidades que estão sendo construídas e serão entregues em breve. “Logo inauguraremos o Itego de Valparaíso de Goiás e tantos outros que auxiliarão na capacitação profissional de milhares de goianos”, disse.
Acompanhado do prefeito Adolpho Von Lohrmann, Zé Eliton lembrou que a ampliação da Rede Itego é realidade graças ao programa Inova Goiás, lançado pelo governo de Goiás em 2015, quando estava à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED).
“Foi a partir dos esforços em garantir estabilidade econômica aos cofres do Estado que iniciamos grandes investimentos em inovação, tecnologia e capacitação profissional”, relata o vice-governador Zé Eliton, ao enfatizar ainda, que os Itegos são fundamentais para o desenvolvimento econômico do estado.
A unidade funcionará sob a gestão compartilhada entre o Governo de Goiás, por meio da SED e a Organização Social Ibraceds. Os investimentos são da ordem de R$ 10 milhões (17,4% do Estado e 82,6% do FNDE). Além disso, somente em equipamentos o governo de Goiás investiu R$ 320 mil em equipamentos.
Itego Sarah Kubitschek possui amplo espaço
Com área total de mais de 10 mil m² e 5.777,39 m² de área construída, a unidade contará com 12 salas de aula, um auditório, uma biblioteca, quadra coberta, um teatro de arena, refeitório, área de vivência e oito laboratórios.
Com capacidade para atender 2.200 mil alunos, a unidade oferecerá cursos em dois eixos tecnológicos principais: Produção e Design (nas áreas de moda e vestuário) e Produção de Alimentos.
A Rede Itego foi inaugurada em maio de 2000, com a instalação do Itego Sebastião de Siqueira, em Goiânia. Nesses 17 anos foram preenchidas mais de 600 mil vagas com as novas unidades e em conjunto com os Colégios Tecnológicos (Cotecs) vinculados. Com o novo modelo de gestão serão ofertadas em 2018 mais de 100 mil novas vagas, nas modalidades presencial e à distância.
Com a inauguração do Itego de Santo Antônio do Descoberto, Goiás atinge a marca de 19 Institutos Tecnológicos (Itegos) e 60 Colégios Tecnológicos (Cotecs – unidades descentralizadas ligadas aos Itegos e criadas de acordo com a demanda de uma determinada região).
Até 2018, Goiás terá ao menos 30 Itegos aptos à expansão educação profissional. Esse modelo permite uma aproximação maior com o setor empresarial nos diversos municípios de forma ágil, dinâmica e flexível.
Além do Itego de Santo Antônio do Descoberto, a previsão é que ainda em 2017 o governador Marconi Perillo e o vice-governador Zé Eliton entreguem as unidades de Goiânia (Região Noroeste), Valparaíso de Goiás, Mineiros e Piracanjuba.
Participaram da solenidade os deputados Célio Silveira (federal) e Diego Sorgatto (estadual), secretário Franciso Pontes (SED), prefeitos vizinhos, vereadores, além de lideranças políticas e religiosas da região.