Em protesto contra cortes, UNB é ocupada por alunos
Universidade teria rombo de R$92 mi. Cortes em contratos e aumento do preço da comida no Restaurante Universitário seriam medidas para conter gastos
Estudantes da UnB (Universidade de Brasília) ocuparam no início da tarde desta quinta-feira (12) o prédio da reitoria, em protesto contra cortes na universidade.
De acordo com o Correio Braziliense, a reitoria informou que calcula para o fim de 2018 um déficit de R$ 92 milhões nas contas da instituição. Diante deste quadro, foram anunciados cortes nos contratos de serviços feitos por terceirização, como aumento no preço da comida do Restaurante Universitário e alterações diretas nos contratos de estágio – medidas anunciadas como necessárias para a cobertura do rombo.
Reunidos no ICC (Instituto Central de Ciências), o principal da universidade, alunos reivindicaram o orçamento da universidade. Ainda não há informações sobre o número de envolvidos da manifestação.
No início da semana, houve a formação de novas manifestações, desta vez em frente ao Ministério da Educação, visando ocupar o prédio da FNDE (Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação). Orientada a reprimir os alunos, a Polícia Militar respondeu aos protestos com balas de borracha e spray de pimenta.
Por meio de nota, a UnB anunciou que a reitora, Márcia Abrahão, não está na cidade e que uma reunião deverá ser marcada na próxima segunda-feira (16) para discutir o caso. Equipes de segurança da instituição disseram ainda avaliar a possibilidade de entregar as chaves do local para os estudantes.