Preso traficante responsável por quatro homicídios em Anápolis
Um dos crimes aconteceu em dezembro de 2017, quando o autor dos crimes fez uma vítima por uma dívida de R$ 190 em compras de drogas
Victor Lisita*
Um homem foi preso preventivamente no começo desta semana acusado do crime do homicídio de Júlio do Vale Flor, de 24 anos, em Anápolis. Jean Douglas dos Santos Rocha, de 20, também é tido como o responsável pela tentativa de homicídio contra o amigo da vítima, Luan Victor Alves Franças, de 19. O caso aconteceu em dezembro de 2017 e teria sido motivado por uma dívida relacionada a drogas, visto que o indivíduo era traficante de drogas na região.
De acordo com as investigações da Polícia Civil (PC), Júlio devia R$ 190 para Jean Douglas, proveniente da compra de drogas. Por ser testemunha do fato, Luan Victor foi alvejado com um tiro na cabeça, mas sobreviveu após se proteger com a própria mão. O delegado Vander Coelho, titular do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) da 3ª Delegacia do município, informou que o autor do crime perseguiu o jovem e efetuou novos disparos, contudo, a arma falhou e Luan conseguiu fugir do local.
O delegado também informou que Jean Douglas foi vítima de tentativa de homicídio dois dias depois de ter cometido os outros crimes. “Coincidentemente, ele foi encaminhado para o mesmo hospital das outras duas vítimas e ameaçou Luan de morte caso ele o denunciasse a polícia”, explica o delegado. As investigações começaram depois de Júlio do Vale não resistir aos ferimentos e morrer na unidade médica após 20 dias do crime.
O titular da GIH afirmou que as investigações descobriram que Jean Douglas possuía outro mandado de prisão por homicídio e que ele encontrava-se foragido. Após a prisão, Jean Douglas confessou ser o autor de mais dois homicídios, todos cometidos em Anápolis e relacionados ao tráfico de drogas. Ele foi encaminhado ao Presídio de Anápolis e, caso seja condenado, pode pegar até 30 anos de prisão.
*Victor Lisita é integrante do programa de estágio do jornal O Hoje, sob a supervisão de Naiara Gonçalves.