O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Fauna

Instituto Chico Mendes monitora 11 espécies ameaçadas de extinção

O projeto busca, além da proteção aos próprios animais por meio de monitoramento, preservar seus ambientes nativos

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 14 de maio de 2018
Instituto Chico Mendes monitora 11 espécies ameaçadas de extinção
O projeto busca

97c08f597f3c53a8c809867b673f68b2

Com o propósito de preservar a fauna presente em Goiás, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) conseguiu identificar mais de 11 espécies características em ameaça de extinção. Divididas em categorias de acordo com o grau de perigo, essas variedades contemplam, principalmente, répteis, anfíbios, primatas e peixes. O projeto busca, além da proteção aos próprios animais por meio de monitoramento, preservar seus ambientes nativos. 

Os grupos de divisão dessas espécies são o vulnerável (VU), em perigo (EP) e criticamente em perigo (CR). A autarquia responsável conta com a parceria de diversas entidades como o Ministério do Meio Ambiente, ao qual é vinculada, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), o Ministério Público de Goiás (MP-GO) e a ONG Instituto Boitatá.

A iniciativa integra o Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas da Ictiofauna, Herpetofauna e Primatas do Cerrado e Pantanal, orçado em R$ 17,5 mi e com duração prevista para cinco anos. Segundo informações do Instituto, a principal causa dos riscos de extinção é a expansão urbana e agropecuária, responsável pela degradação do habitat. A ação conta também com o envolvimento de instituições acadêmicas goianas como a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), o Instituto Federal Goiano (IFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Ao mesmo tempo em que o programa é focado em espécies que vivem em todo o estado, também contempla algumas habitantes de parques como a Chapada dos Veadeiros, no caso do sapo Allobates goianus. Dentre os animais nativos de Goiás que compõem a lista, o único criticamente em perigo é o peixe Baryancistrus niveatus. Uma das propostas do plano é a criação de um comitê para a bacia Tocantins-Araguaia, a fim de elevar a qualidade de vida das espécies nativas. 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também