O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Aprovação

Projeto pune site que divulgar fake news no Estado de Goiás

Deputado Talles Barreto defende,
por meio de projeto, que sites e aplicativos sejam responsabilizados por notícias falsas

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 21 de maio de 2018
Projeto pune site que divulgar fake news no Estado de Goiás
Deputado Talles Barreto defende

129af2b1db3be72782f52851f16597d3

Sites e aplicativos que divulgarem notícias falsas (fake news) no âmbito do Estado de Goiás serão responsabilizados, caso a Assembleia Legislativa aprove projeto de lei do deputado Talles Barreto (PSDB), e o mesmo seja sancionado pelo governador José Eliton (PSDB).

Em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado, avalia o parlamentar, é comum à utilização dos meios de comunicação e aplicativos para divulgação de informações. “Infelizmente, pessoas de má fé se utilizam desse poder e da rapidez com que essas informações se propagam para distorcer, alterar ou corromper a verdade dos fatos, buscando talvez maior visibilidade e lucro de seu site ou pelo simples fato de prejudicar uma empresa, pessoa, etc..”, pontua.

Para justificar a sua proposta, o tucano destaque que uma pesquisa da Universidade de Stanford apontou que estudantes americanos tiveram problema para checar a credibilidade das informações divulgadas na internet. “Dentre 7.804 alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, 40% não conseguiram detectar fake News”, enfatiza no texto.

Ele cita o artigo 24, inciso XII e XV da Constituição Federal de 1988, Talles Barreto deixa patente a competência do Estado para legislar sobre essa questão. E conclui: “Desse modo, resta patente a competência do Estado para legislar sobre a educação e, por conseguinte, sobre a proteção e defesa da saúde. Diante da importância da presente propositura, contamos, então, mais uma vez, com o indispensável apoio de nossos nobres pares para a aprovação desse relevante projeto”.

A propositura tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

Ex-presidiários

De iniciativa do deputado Lincoln Tejota (PROS), tramita na Assembleia projeto que visa garantir quelicitações em órgãos públicos reservem 5% de vagas de trabalho para ex-presidiários(as). 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também