Caiado articula na Assembleia para construir base forte
Prefeito de Catalão, Adib Elias ajuda o governador eleito a efetivar alianças na Assembleia Legislativa. Ele quer uma base hegemônica
Venceslau Pimentel*
Ex-coordenador-geral da campanha de Ronaldo Caiado (DEM) ao governo de Goiás, o prefeito de Catalão, Adib Elias (MDB), aposta numa base aliada hegemônica para garantir a governabilidade da gestão do democrata, a partir de janeiro de 2019.
A coligação encabeçada por Caiado (formada pelo DEM / PRP / PROS / PMN / PMB / PSC / DC / PSL / PODE / PTC / PRTB / PDT) elegeu 18 deputados estaduais. Adib não soube precisar quantos deputados deverão compor a base do próximo governo, mas afirma que ela deverá ser expressiva, pelas primeiras conversações com os parlamentares que irão assumir mandato no ano que vem.
“Vamos ter a maioria para dar sustentação muito grande ao governado Caiado”, afirma o prefeito, acrescentando que o trabalho de convencimento tem sido feito por ele, pelo ex-deputado e ex-presidente do diretório do MDB, Samuel Belchior, e pelo próprio Caiado. Tanto Adib como Belchior já foram detentores de mandatos na Assembleia.
O governador eleito tem sido cauteloso em relação à sucessão na Assembleia. Ele já deixou claro que não pretende se imiscuir em assuntos atinentes ao parlamento, em nome da autonomia dos Poderes.
Governabilidade
Para Adib Elias, a garantia da governabilidade vai além da formatação de uma base de apoio forte. Passa pela eleição da mesa diretora da Assembleia, que acontece em fevereiro, logo após a solenidade de posse, no plenário.
Durante entrevista após a primeira reunião das equipes de transição, do governo atual e do próximo, na segunda-feira passada, Adib (que integra a comissão de Caiado) disse que o nome do deputado Álvaro Guimarães (DEM) tem se sobressaído nas discussões em torno do assunto. “Álvaro vai trazer tranquilidade ao governo”, disse ele ao lado de Caiado e do senador Wilder Morais (DEM).
Veterano
Detentor de seis mandatos, os dois primeiros assumidos como suplente, Guimarães fazia parte dos quadros do PR até abril deste ano, dois anos após disputar a prefeitura de Itumbiara. Ele presidiu várias comissões temáticas da Assembleia, dentre elas, a de Finanças. Atualmente está à frente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a mais importante do Parlamento.
Na década de 1970, foi vereador na cidade, e chegou a presidir a Câmara Municipal; foi secretário estadual de Agricultura na gestão de Maguito Vilela (MDB), titular de uma pasta extraordinária no Governo Marconi Perillo, presidiu o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
Base política
Tem como base política, além de Itumbiara, municípios das regiões Sul e Oeste de Goiás, a exemplo de Cachoeira Dourada, Bom Jesus, Panamá, Buriti Alegre, Água Limpa, Castelândia, Marzagão, Porteirão, Goiatuba e Vicentinópolis, na região Sul; além de Iporá e Israelândia, na região Oeste.
Sucessão
A sucessão do presidente José Vitti (PSDB), representante do governador José Eliton (PSDB) já vem ganhando corpo nas discussões na Assembleia, onde o nome de Álvaro Guimarães tem sido defendido por partidários da Caiado. No entanto, tudo indica que outros partidos vão marcar posição, como o PSDB e o PRP do Major Araújo. (*Especial para O Hoje)