O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
saúde

Fisioterapeuta indica práticas para evitar a retenção de líquido e suas complicações

Condição pode ser agravada no verão por conta das vasodilatações que ocorrem no organismo

Postado em 16 de janeiro de 2019 por Jefferson Pereira dos Santos
Fisioterapeuta indica práticas para evitar a retenção de líquido e suas complicações
Condição pode ser agravada no verão por conta das vasodilatações que ocorrem no organismo

Da Redação

Conhecida principalmente pelo inchaço que causa no corpo, a retenção de líquido pode ter diversas origens, como problemas na tireoide, rins ou coração. Entretanto, é bastante comum que o problema surja com a má alimentação, sedentarismo, consumo insuficiente de água e alterações hormonais, como no período pré-menstrual e na gestação. No verão esse inchaço causado pela retenção hídrica tende a aumentar por conta de uma vasodilatação do corpo.

Segundo Camila Ferrarini, fisioterapeuta dermatofuncional , existem alguns procedimentos que podem auxiliar na prevenção e no controle da retenção de líquido. “Indicamos sempre a drenagem linfática manual, botas de compressão (conhecidas por realizar a drenagem mecânica) e sessões de plataforma vibratória, que melhora bastante a circulação”.

Existem também algumas práticas simples que podem ser inseridas na rotina para aliviar os inchaços e a retenção de líquido. “O indicado é realizar atividades físicas, reduzir o sal na comida, ingerir bastante líquidos (principalmente chás e água), evitar alimentos industrializados e tirar um tempo do dia pra elevar as pernas. Deixar os membros inferiores numa altura acima do coração”, explica Camila.

Nos casos em que a retenção de líquido vier acompanhada de complicações como falta de folego, dificuldades para respirar e dores no peito, é necessário procurar ajuda médica. “Essas condições podem indicar um edema pulmonar ou problemas na circulação sanguínea, como uma trombose, por exemplo”, finaliza. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também