O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
RRF

Em nota Sefaz diz que aguarda relatório final da STN e que Goiás ainda pode se enquadrar no RRF

Cristiane Schmidt explica que “Guia ao Governador” é baseada em dados antigos e que novos números estão sendo apurados pela missão técnica

Postado em 16 de janeiro de 2019 por Jefferson Pereira dos Santos
Em nota Sefaz diz que aguarda relatório final da STN e que Goiás ainda pode se enquadrar no RRF
Cristiane Schmidt explica que "Guia ao Governador" é baseada em dados antigos e que novos números estão sendo apurados pela missão técnica

Da Redação

Em nota divulgada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), a pasta afirma que os dados divulgados no Guia para o Governador da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) não correspondem ao relatório final da avaliação que a equipe econômica do Governo Federal faz em Goiás.

Conforme explica a nota, o guia foi entregue no dia da abertura do evento, que aconteceu na última segunda-feira (14). O diagnóstico final, que dirá se o Estado está apto ou não para entrar no Regime de Recuperação Fiscal (RRF), será apresentado após o fim da missão que o grupo do ministro Paulo Guedes realiza junto à secretária da Fazenda.

Ao contrário do que foi divulgado na imprensa local, a titular da Secretaria da Fazenda, Cristiane Schmidt, afirmou que “o Guia entregue no evento de abertura na última segunda-feira não tem relação com a relatório que a missão ainda vai preparar e entregar”.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria da Fazenda esclarece que o trabalho da missão do Ministério da Economia, que está em Goiânia desde segunda-feira (14), não terminou, prossegue conforme previsto e a equipe técnica da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) ainda não emitiu parecer até porque ainda se encontra na Sefaz. 

O próprio órgão federal afirmou em seu site que “os dados referentes ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) apresentados nos Guias são de 2017” e que “os Guias para os Governadores não devem ser considerados como pareceres do Tesouro Nacional. Trata-se de documento informativo direcionado aos novos administradores dos Estados”.

O que a reportagem de O Popular mostrou são dados que estão no “Guia para o Governador” entregue ao Governador Ronaldo Caiado, com base em dados obtidos antes das reuniões. O Guia foi entregue no evento de abertura na última segunda-feira (14). Ele não tem relação com a relatório que a missão ainda vai preparar e entregar”, afirma a secretária Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt.

Ela diz ainda que, embora o Guia tenha sido preparado em janeiro pelo Ministério da Economia para ser entregue a todos os governadores, este não diz respeito aos critérios para entrada no PRF com os dados fechados, o que está sendo feito neste momento.

No último mês do ano foram realizadas várias despesas, pagamentos e efetuados empenhos. Assim, os dados estão incompletos. São considerados, portanto, preliminares e serão alterados em breve.

A secretária diz que nem o Ministério da Economia nem a missão técnica emitiram parecer sobre a adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RFF) como consta da reportagem. “Sem o diagnóstico completo, com os números do balanço, não há como eles darem seu parecer”, acrescenta.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também