Vavá, irmão do ex-presidente Lula, morre aos 79 anos em São Paulo
Em nota, o Instituto Lula pede para que o ex-presidente “tenha o direito de ver Vavá pela última vez, como em 1980, na ditadura, quando saiu da prisão para se despedir de Dona Lindu, sua mãe”
Eduardo Marques*
Genival Inácio da Silva, um dos irmãos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, morreu aos 79 anos nesta terça-feira (29/01) vítima de um câncer no pulmão. Genival era conhecido como “Vavá” e, assim como Lula, também foi metalúrgico. A informação foi confirmada pelo Instituto Lula nesta tarde.
Em 2005, Vavá foi alvo da Operação Xeque-Mate e teve a casa investigada pela Polícia Federal. Documentos foram apreendidos em sua residência e ligações interceptadas por agentes da operação que investigava esquema irregular em máquinas de caça-níqueis. No final, Vavá acabou não sendo denunciado ao Ministério Público por falta de provas.
“Até gostei, verificaram minha vida e viram que não tenho nada de sujeira”, afirmou em entrevista à Istoé. “As pessoas não aceitam que os irmãos de Lula não tenham nada”, acrescentou.
O corpo de Vavá será enterrado em São Bernardo do Campo, no cemitério Paulicéia, às 13h desta quarta-feira, dia 30.