Companhia goiana inicia turnê teatral em Goiás e Brasília nesta quarta-feira (14)
‘João e Maria’ e ‘O Pequeno Príncipe’ são apresentados gratuitamente em Goiânia
![Companhia goiana inicia turnê teatral em Goiás e Brasília nesta quarta-feira (14)](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2024/09/4772a7680b8bf3a6b686f7e211cb6a74-scaled-1-1024x684.jpg)
SABRINA MOURA*
Vinte apresentações gratuitas, sendo destinadas aos alunos da rede municipal de ensino e público em geral, podem ser vistas, a partir desta quarta-feira (14), em comemoração aos 6 anos de trajetória da Cia. Flor do Cerrado. A turnê comemorativa passa pelo interior do Estado e por Brasília com os espetáculos teatrais João e Maria e O Pequeno Príncipe.
Segundo o produtor geral Hélio Martins, a companhia já havia feito outra circulação pelo interior, que foi um sucesso, e gerou muita procura pelos espetáculos, principalmente no gênero infantil, que são poucos grupos do Estado que produzem. “O público é sedento a estes trabalhos para os pequeninos. Esta circulação também é uma grande oportunidade de formação de público e futuras plateias. Aproveitamos também a oportunidade para celebrar seis anos de atividades e sucesso da nossa companhia”, explica ele.
Hélio afirma que essa é uma incrível oportunidade de democratização de acesso, principalmente para aqueles que não têm o costume de ir ao teatro e custear os ingressos – mesmo com preços mais acessíveis e populares, para muitos é difícil ter o dinheiro para ir. “O projeto pode também despertarnas crianças a vontade de serem futuros artistas. Outra coisa importante é poder ampliar a visão dos pais para os benefícios que uma formação cultural traz para a vida”, esclarece o produtor.
A companhia vai circular com os dois espetáculos do seu repertório, em dez cidades do interior de Goiás, e cinco cidades do entorno de Brasília. Ao todo, serão 20 apresentações do espetáculo João e Maria, com duas apresentações em cada local (Aparecida de Goiânia, Trindade, Inhumas, Caldas Novas, Piracanjuba, Bela Vista de Goiás, Anápolis, Nerópolis, Hidrolândia e Senador Canedo) e dez apresentações do espetáculo O Pequeno Príncipe na cidade de Brasília e em quatro cidades do entorno (Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaiso).
As histórias representadas, segundo Hélio, são clássicos que já habitam o imaginário coletivo das pessoas. “João e Maria nos traz uma ideia de como ajudar as crianças a lidarem com a percepção de que nem todos os momentos da vida são prazerosos e de que os limites são importantes para conseguirmos nossa independência – dentre outros casos. Já a famosa história do francês Antoine de Saint-Exupéry – O Pequeno Príncipe – nos conta a história da amizade entre um homem frustrado por ninguém compreender os seus desenhos, com um principezinho que habita um asteroide no espaço. Percebemos que os grandes ensinamentos do Pequeno Príncipe nos transportam para um mundo cheio de essências ligadas à sabedoria. Imagens e situações que exemplificam nossas dificuldades e o modo ridículo como, em certas ocasiões, acabamos nos comportando. Porque a vida, em essência, não é tão complicada como fazemos parecer. Às vezes, somos, sem dúvida, nós mesmos que a complicamos. Ambas as obras apresentam valores necessários para a construção da nossa vida”, finaliza ele.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov
SERVIÇO
Circulação da Cia. Flor do Cerrado
Quando: quinta-feira (14) na Câmara Municipal de Hidrolândia (GO)
Horário: 8h e 14h
Entrada gratuita
Programação completa: www.facebook.com/ciaflordocerrado