Alimentos que ajudam a curar a indesejada ressaca
Consumir os alimentos certos ajuda a curar o mal-estar e manter a disposição, por exemplo, nos dias de folia
É raro encontrar uma pessoa que nunca tenha tido ressaca, não é mesmo? Aproveitando o gancho do evento carnavalesco que cocorreu no último fim de semana em Goiânial – Carnaval dos Amigos e Amigos do Carnaval – o Essência aproveita para dar dicas a quem exagerou na dose, pois a folia mal começou – ainda há muito por vir!
A época é de festas e badalações, e o corpo acaba pagando as consequências pelo excesso de bebidas alcoólicas e comidas gordurosas. Para ajudar a curar o mal-estar, a nutricionista Michelle Jota – responsável pelo setor de nutrição de uma rede de hipermercados presente na Capital – alerta sobre a importância de escolher os alimentos certos nesta época de folia.
Confira os melhores alimentos para quem está de ressaca
Água aromatizada com alecrim – ajuda no alívio da dor de cabeça e aumenta a circulação sanguínea. A água é o ingrediente principal na cura da ressaca. Hidratação é tudo! Inclusive, alternar um copo de água com a bebida alcoólica é importante para evitar a ressaca.
Isotônicos caseiro – 500ml de água, suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50ml), açúcar (mascavo, demerara ou cristal – 2 colheres de sopa), e sal (1 colher de chá).
Água de coco – além de hidratar, a água de coco repõe os minerais perdidos com o consumo de bebidas alcoólicas.
Frutas – boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sucos, sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Destaque para a banana, que é ótima fonte de potássio, melancia, laranja, tangerina, uva, frutas com alta atividade de água e que favorecem a hidratação.
Massas, bolos e pães – são alimentos ricos em carboidratos e devem ser consumidos, com moderação, pois todo excesso no corpo vira gordura. Ainda mais se for em um contexto que há ingestão de bebida alcoólica que possuí ‘calorias vazias’ sem nutrientes.
Vegetais verdes escuros – a couve e o espinafre, por exemplo, contêm ácido fólico, vitamina C e enxofre, que colaboram com a detoxificação do fígado.
Ovo – rico em proteína como a cisteína, que ajuda a evitar intoxicação causada por substâncias produzidas com a presença do álcool no corpo.
Tomate – é rico em vitamina C e potássio. Ele tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres liberados pelo consumo de álcool.
Chás de boldo e carqueja e hortelã – ajudam a diminuir as toxinas, auxiliam na digestão e diminuem o mal-estar.