Retorno de ‘Olho’, peça inspirada na obra de Edgar Allan Poe, é nesta sexta-feira (8)
Espetáculo faz parte da programação de aniversário da Cia. Teatral Oops!..
GUILHERME MELO*
Em ritmo de comemoração – primeiro para o Dia Internacional da Mulher e depois a celebração dos 18 anos da ‘Cia. Teatral Oops!..’–, o monologo Olho chega ao Espaço Sonhus, nesta sexta-feira (8), às 12h. Inspirado no conto Coração Delator, de Edgar Allan Poe, o monólogo conta a história de um mordomo que cuida de seu velho patrão, que vive sozinho em um casarão, sem familiares, e com um olho doente. O mordomo, de nome Iago, trata com muito cuidado do velho Otelo, mas, com o passar do tempo, vai desenvolvendo uma aversão obsessiva pelo olho do patrão, o levando a arquitetar, durante uma semana, o assassinato de seu empregador.
Com direção e dramaturgia de João Bosco de Sol Silveira, Olho foi criado em 2010 e apresenta o próprio João Bosco, um homem que dá seu depoimento até o fim da história. A situação faz com que o espectador assuma o papel de testemunha do personagem. Por várias vezes, ele afirma que não é louco, e, para provar que está falando a verdade, conta os detalhes do crime que cometeu, procurando exaltar sua lucidez.
A adaptação busca manter a essência narrativa do conto, mantendo uma atmosfera polícia e de terror. “A história tem como objetivo trabalhar a participação da plateia e colocar em reflexão nossas próprias ações”, explica o diretor. A peça já foi encenada em países como Equador, Portugal, Espanha, México e Colômbia, e retorna em Goiânia neste ano.
‘Coração Delator’
O diretor se sentiu inspirado ao ler a história, que começa com um homem narrando os fatos do passado do lugar onde ele está no presente, que provavelmente é uma prisão. Ele conta que trabalhava para um velho que tinha um olho azul envolvido por uma membrana, de uma cor diferente de seu outro olho. O velho nunca tinha feito mal ao homem, no entanto ele ficava cada vez mais perturbado e fascinado com seu olho branco. Uma noite, enquanto o velho dorme, ele vai ao seu quarto com uma lanterna e faz barulho sem querer, acordando-o. A tensão no quarto escuro só aumenta, e o homem consegue ouvir as batidas de seu coração. Isso o perturba, e ele abre a lanterna, conseguindo ver apenas o olho branco do velho.
Furioso, ele se lança sobre a cama e o derruba no chão, matando-o. Depois, quando o coração para de bater, ele esquarteja o cadáver e o esconde embaixo do chão. No dia seguinte, os policiais vão até sua casa para investigar o sumiço do velho. O homem está tranquilo, até que começa a ouvir novamente as batidas do coração do velho, e isso o aflige. Os policiais não ouvem o coração bater, e sua aflição só aumenta, até que ele revela o crime que cometeu.
Oops!
Para comemorar 18 anos de existência, a Companhia Teatral Oops!.. organiza extensa programação teatral, neste mês de março, em Goiânia. Além da apresentação de peças consagradas, serão ofertadas oficinas, até julho, com o objetivo de compartilhar toda a pesquisa cênica que vem sendo desenvolvida pelo grupo ao longo desses 18 anos. Todas as atividades são gratuitas.
O projeto é um dos beneficiados pela Lei Goyazes, que incentiva a Cultura no Estado. Com a ação, o Manutenção Oops!.. 18 Anos pretende integrar todos os elementos presentes na manutenção das atividades de um coletivo teatral, que inclui a Qualificação Profissional de seus integrantes por meio de ensaios e treinamentos constantes e cotidianos; a difusão do repertório de espetáculos por meio de apresentações em diversos pontos da cidade de Goiânia; ações formativas, compartilhando o conhecimento desenvolvido nas salas de ensaios e treinamentos, e a criação de novo espetáculo, permitindo experimentar de maneira prática a pesquisa cênica continuada.
*Integrante do programa de estágio do jornal O Hoje sob orientação
da editora Flávia Popov
SERVIÇO
Peça ‘Olho’
Onde: Espaço Sonhus (Rua 18 esquina com a Rua 21, Centro de Goiânia)
Quando: sexta-feira (8) às 12h
Confira a agenda:
8/3 – ‘Olho’, às 12h, no Espaço Sonhus – difusão do repertório
9/3 – ‘Olho’, às 20h, no Espaço Sonhus – difusão do repertório
10/3 – Pequeno Príncipe às 10h no Bosque dos Buritis – difusão do repertório
14/3 – Gato Preto às 20h no Teatro Sesc Centro – programação especial
24/3 – ‘Arruda com Alecrim’, às 18h, no Teatro Sesi – ‘Teatro para Todos’– Arte Brasil’
31/3 – ‘Encantos’, às 17h, na Campininha das Flores – difusão do repertório
Mais informações: 3225-2013