Paixão de Cristo é encenada por crianças
Montagem da peça tem o objetivo de enviar a renda obtida com a venda dos ingressos para Moçambique
SABRINA MOURA*
AVia-Sacra da Paixão de Cristo será encenada nesta quarta-feira (17), no Teatro Madre Esperança Garrido, pelos alunos do ensino regular do Colégio Santo Agostinho, que fazem aulas de teatro uma vez por semana, e que, pelo segundo ano consecutivo, assumem a missão de representar a vida de Jesus Cristo.
Segundo o diretor Eduardo de Souza, a representação da vida de Jesus pelas crianças em uma sociedade atual – onde há violência, preconceito, falta de paz, falta de amor – é importante por mostrar alguém que foi e que é o maior exemplo de amor, paz, tranquilidade e serenidade. “As crianças, a partir do momento em que entram em contato com a história de Jesus, elas transformam isso para a própria vida que está começando a ser construída”, explica ele.
Eduardo revela que a preparação das crianças é feita por meio de laboratórios e conversas: “A cada história que é montada, a cada milagre e passagem de Jesus, nós paramos e conversamos com as crianças, explicando o motivo de cada ação de Jesus. Eles participam das aulas de teatro, uma vez por semana, e, a partir do momento em que nós assumimos essa montagem, eu vou explicando e montando a cena, o que traz uma verdade para aquilo que eles estão fazendo dentro dos limites de cada um. Ultimamente, temos trabalhado com um tema onde se diz que não falta amor, falta amar, e isso fica claro nessa representação”.
A montagem da peça tem o objetivo de enviar a renda obtida com a venda dos ingressos para Moçambique, na cidade de Mapinhane, lugar onde as Irmãs Agostinianas Missionárias exercem um trabalho com crianças e jovens carentes, vítimas da violência, sobrevientes de guerrilhas, conflitos e também vítimas dos últimos fenônemos da natureza que devastaram o sul da África.
O enredo começa com a anunciação do anjo a Maria, percorrendo os episódios dos milagres, culminando na prisão, no julgamentro e na condenação de Jesus. De forma leve, mas bem conceitual, os alunos-atores levam para o palco a peça teatral mais encenada no mundo pelo maior número de grupos profissionais, amadores e religiosos. “É interessante prestigiar este trabalho, pois o público não é composto só dos pais e parentes, que vão para prestigiar a criança, mas todos que vêm são tocados pelo espírito de solidariedade. É um espetáculo feito pelas crianças com uma entrega delas, em que o público abraça a ideia e colabora com o projeto. Isso é importante para nós, para a escola, para as crianças e para a sociedade. Nós precisamos de exemplos do bem que contribuem para um mundo melhor”, finaliza Eduardo.
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação
da editora Flávia Popov
SERVIÇO
‘Via-Sacra da Paixão de Cristo’
Onde: Teatro Madre Esperança Garrido (Avenida Contorno, nº 241, setor Central – Goiânia)
Quando: quarta-feira (17) às 19h30
Entrada: R$ 12