‘Espaço das Profissões’ começa nesta terça-feira (7)
Evento é oportunidade para estudantes conhecerem melhor a realidade da graduação
GUILHERME MELO*
Escolher uma profissão é uma das decisões mais difíceis na vida de uma pessoa. O pensamento de acertar em uma atividade que junte satisfação pessoal, utilidade social e retorno financeiro deixa a cabeça dos estudantes confusa sobre esse futuro incerto. Pensando nisso, a Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza, anualmente, o Espaço das Profissões que, neste ano, tem início hoje (7) e seguirá até a quarta-feira (8). O evento chega à sua 10ª edição e será realizado no Campus Samambaia. O objetivo aproximar os universitários e profissionais da instituição de estudantes do Ensino Médio interessados em ingressar na instituição.
Segundo a assessoria da universidade, eles querem propiciar a esses jovens a oportunidade de conhecer a universidade e os cursos e habilitações oferecidos gratuitamente. Mesmo que o estudante não ingresse na UFG, o visitante é apresentado ao curso desejado. Neste ano, são esperados 40 mil discentes do Ensino Médio – da Capital e do interior do Estado. “Pesamos em uma forma em que os estudantes tivessem contato aos cursos para auxiliar na escolha, conhecendo o básico e suas habilitações”, informa a pró-reitora, Jaqueline Araújo Civardi.
Na mostra, a programação conta com salas interativas, criadas pelas unidades acadêmicas, nas quais os visitantes podem conversar com monitores sobre os cursos de graduação, estágio e mercado de trabalho. Além dos já tradicionais espaços interativos, existem palestras sobre os cursos de graduação e as formas de ingresso na universidade. O evento deste ano conta também com uma programação cultural e científica, para estabelecer uma relação ‘prática e acadêmica’ com o visitante. “Pensamos em uma programação em que fique claro para o visitante sobre a diversidade do curso e suas oportunidades. Os monitores estão à disposição dos interessados junto aos os professores”, ressalta Jaqueline.
O Espaço das Profissões abre visitas a alguns locais da instituição como Centro Editorial e Gráfico (Cegraf); Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ); Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD); Herbário; Laboratório Multiusuário de Microscopia de Alta Resolução (Labmic); Laboratório de Estudos e Dinâmicas Territoriais (Laboter); Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig); voo com drones; Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (Labtime); Museu de Anatomia; Biblioteca Central; Museu Antropológico; Planetário e TV UFG. A pró-reitora adianta que o visitante não consegue conhecer todos os cursos, em apenas um ou dois dias, por isso é importante a pessoa ir com os cursos desejados em mente. “Temos uma equipe preparada para orientar os visitantes, já que o campus é enorme, além de sinalização, mapas e o aplicativo Espaço das Profissões, que orienta as pessoas”, explica.
O evento é aberto ao público. Mais informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela UFG e o site do Espaço das Profissões: www.espacodasprofissoes.ufg.br/2019/
*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE
sob supervisão da editora Flávia Popov