Candidatos à prefeitura de Rio Verde apresentam plano de governo
Saúde, educação e segurança são destaques nas propostas dos prefeitáveis
O Jornal O Hoje tem apresentado os planos de governo dos candidatos às principais prefeituras goianas. O veículo de comunicação já passou por Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis. Nesta edição, as propostas dos prefeitáveis de Rio Verde serão conhecidas.
No texto, serão pincelados trechos das promessas para a saúde, educação e segurança. Os planos completos – e O Hoje recomenda aos eleitores a leitura – estão no site Divulgação de Candidaturas e Contas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Daniel Cunha da Câmara
Daniel Cunha da Câmara (Novo) prevê, na saúde, a criação do programa “Meu Médico Pediatra” – melhorando a qualidade de atendimento dessa área no SUS -, a implementação da telemedicina e a ampliação da rede de saúde. Já na educação, pretende focar na concessão pública da UNIRV e na construção de dez modernos centros de educação básica, buscando uma educação em tempo integral e de qualidade para todos. Para fechar, ele cita que na segurança pública vai fortalecer as forças de segurança, além de fazer uma central de chamada via WhatsApp e realizar ações preventivas.
Dr. Osvaldo Fonseca
Dr. Osvaldo Fonseca (Republicanos) quer ampliar a atenção primária por meio da construção de Unidades Básicas de Saúde e Clínicas da Família, expandir a rede de saúde mental, bem como aumentar os atendimentos cirúrgicos. Na educação, ele fala em capacitar educadores, em modernizar a infraestrutura escolar e priorizar com investimentos robustos a rede de ensino infantil e fundamental, com enfoque na educação especial. Já na segurança pública, a proposta é fortalecer a Guarda Municipal, expandir o sistema de videomonitoramento e elaborar o planejamento urbano para promover programas sociais e serviços públicos que desestimulem a violência.
Karlos Cabral
Karlos Cabral (PSB), por sua vez, diz que é preciso garantir que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade, desde o atendimento básico até os tratamentos mais complexos, o que inclui a ampliação e melhoria dos postos de saúde até a capacitação dos profissionais. Na educação, a proposta é melhorar a infraestrutura das escolas, capacitar os professores e oferecer programas que estimulem o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades. Na segurança, fortalecimento da Guarda Municipal e promoção de ações preventivas para reduzir a criminalidade.
Lissauer Vieira
Já Lissauer Viera (PL) pretende, na saúde, criar um plano de carreira com melhoria salarial para os profissionais da área, aumentar o efetivo por meio de concurso e cargos em comissão, além de fortalecer e ampliar o SAMU. Na educação, a proposta é implementar creche 24h, garantir 100% de vagas nos CMEIs, disponibilizar bolsa de estudos para alunos do 2º, 5º e 9º ano e inserir escolas cívico-militares municipais, além de fazer a revisão salarial dos trabalhadores do segmento. Na segurança, ele fala em colocar em prática as patrulhas da Guarda Municipal Rural, da Mulher e Escolar, e também em ter uma secretaria Municipal de Segurança Pública e realizar concursos para GCM, agentes de trânsito e do Código de Postura.
Wellington Carrijo
Por fim, Wellington Carrijo (MDB) defende, na saúde, implantar um aplicativo para agendamento de consultas e atendimento, ter uma policlínica de atendimento especializado em parceria com a UNIRV e a construção de clínicas da família e UBS. Na educação, propõe a reforma e construção de novas escolas e ginásio poliesportivo, cobertura de quadras escolares, garantia total de vagas para todas as crianças e criação de creche 24h. Para fechar, na segurança, ele fala em construir uma nova base no conceito cidade inteligente para a Guarda Municipal, rediscutir o plano de cargos e salários, realizar novo concurso público e investir em viaturas e equipamentos.