Caiado e Iris sinalizam maior proximidade
Durante abertura do terceiro mutirão da prefeitura, ambos sinalizam uma proximidade visando 2022
Dayrel Godinho
Especial para O Hoje
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas) sinalizam a cada dia mais uma proximidade. Ambos estiveram no evento de abertura do Mutirão da Prefeitura que aconteceu excepcionalmente ontem, para comemorar o aniversário de 209 anos do Bairro de Campinas. O evento, inclusive, marcou a transferência simbólica da capital para o bairro, o que acontece todo ano.
Em seu discurso, o prefeito destacou a atuação em conjunto com o governo de Goiás e com outros órgãos. “[Atuando] Juntamente com nosso governador, instalamos aqui um mutirão, para atender a comunidade, disse o prefeito, que destacou que foram cerca de 90 serviços que foram prestados nos bairros da Região Central da capital.
Em seu discurso, o prefeito afirmou que ele está buscando trabalhar em conjunto com o Estado, e destacou a atuação de Ronaldo Caiado. “O governador está demonstrando nos primeiros dias do seu governo que não veio simplesmente para consertar. Ele veio para criar um novo horizonte, uma nova política: A política de parceria”, destacou o emedebista.
Em tom amistoso, o governador enfatizou a importância desta união e disse que a atuação em conjunto com a Prefeitura de Goiânia pode servir de exemplo para que outros municípios procurem o Estado para realizar um trabalho parecido. “Essa sintonia alavanca para que outros municípios se interessem para fazer ações como essa, comunitárias, trazendo benefícios para as pessoas”, disse Caiado, que destacou que sempre se identificou com esta atuação quando entrou no Executivo. “Fazer com que o Gabinete saia do ar refrigerado e venha conviver diretamente com a população”, afirmou o governador.
Ele também destacou que o intuito destes serviços é “prestar ao povo goiano este serviço direto, facilitado”. Assim, para Caiado, “o cidadão começa a entender então porque é que existe estado e município”. “É o ponto principal. Onde muitas vezes o cidadão paga imposto, mas não vê nenhum benefício na comunidade”, defendeu o democrata.
Campinas
Iris Rezende fez a transferência simbólica da sede do Governo Municipal para Campinas, assim como fez nos dois últimos anos da atual gestão. A solenidade da mudança da sede do executivo municipal foi realizada no Colégio Santa Clara, numa sessão especial da Câmara Municipal de Goiânia.
Na solenidade da Câmara, são concedidas Comendas do Mérito Campineiro Licardino de Oliveira Ney a oito pessoas ligadas à história local. Além disso, estão sendo concedidos Diplomas de Honra ao Mérito para 19 pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Goiânia.
O prefeito de Goiânia destacou a importância do bairro goianiense, que é mais antigo que a capital e valorizou a instalação da prefeitura em Campinas no dia do seu aniversário. “É o reconhecimento de toda Goiânia a esta comunidade que, indiscutivelmente, fez parte da história viva de Goiás, de forma que, por lei municipal, e a Câmara Municipal, atuam em conjunto no bairro uma vez por ano”, comentou.
O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Pros), que presidiu a sessão especial saudou os moradores. “Aos campineiros de nascimento ou por adoção, os nossos agradecimentos por fazerem de Goiânia uma capital mais próspera e melhor para se viver”, publicou o presidente.
Transporte Coletivo em discussão
O prefeito de Goiânia e o Governador de Goiás se encontrarão hoje, ao meio dia, para debaterem questões relativas ao transporte público na Região Metropolitana da capital.
O encontro acontecerá em uma audiência pública do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), e entre as pautas, está a discussão de processos extra tarifários, que podem recair ao usuário do transporte. “É o problema mais complexo que vive Goiânia”, disse Iris Rezende. O prefeito acredita que esta audiência servirá para mostrar o interesse da prefeitura e do Estado, “para iniciar uma discussão de uma solução definitiva para o para o transporte público de Goiânia e da Região Metropolitana”.
Ronaldo Caiado, então, destacou que a importância está em discutir de forma democrática a questão do transporte coletivo. “Será tratado de forma republicana. O republicanismo voltou a vigorar no Estado de Goiás, com Iris e Ronaldo Caiado, que vão nortear as decisões [relativas ao transporte na Região Metropolitana]”, afirmou o governador.