O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
ONU 2019

Bolsonaro na ONU: “Senhores, apresento um novo Brasil, que estava à beira do socialismo”

O presidente criticou governos, disse que protege a Amazônia e que Brasil estava à beira do socialismo. Foto:Reuters

Postado em 17 de setembro de 2019 por Aline Carleto
Bolsonaro na ONU: “Senhores
O presidente criticou governos

Aline Bouhid

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em seu discurso de abertura da 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que o seu governo marca uma espécie de “renascimento” do Brasil após o país ter quase se tornado, na sua avaliação, um país “socialista”. “Um novo Brasil que ressurge depois de estar a beira do socialismo”, disse, em uma das suas primeiras frases na abertura. Além disso, negou que índices de destruição da Amazônia tenham aumentado no seu governo. No discurso na abertura da 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo tema é “Reunir esforços multilaterais para erradicação da pobreza, educação de qualidade, ações climáticas e inclusão”, o presidente brasileiro criticou governos e imprensa internacional. 

“Clima seco favorece queimadas espontâneas e criminosas”, argumentou. “Problemas qualquer país os tem. Os ataques sensacionalistas que sofremos por grande parte da mídia internacional despertaram o nosso sentimento patriota. É falácia dizer que a Amazônia é de propriedade internacional”, prosseguiu.

Mesmo diante da recente crise envolvendo os incêndios na Amazônia, o presidente Jair Bolsonaro disse, em seu discurso, que o Brasil é referência mundial na preservação do meio ambiente. “Em primeiro lugar, meu governo tem o compromisso solene com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável”, afirmou. “Nossa Amazônia é maior que toda a Europa Ocidental e permanece praticamente intocada, prova que somos um dos países que mais protegem o meio ambiente”, prosseguiu.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ainda que o Brasil passa por uma ruptura na condução econômica. Na sua avaliação, a economia está sendo reorganização após “duas décadas” de condução equivocada. A afirmação faz referência aos governos anteriores, liderados tanto pelo PT quanto pelo PSDB. “Em busca de prosperidade, estamos adotando políticas que nos aproximam de países que se desenvolveram e criaram prosperidade. Não há liberdade política sem liberdade econômica”, preconizou. “A economia está reagindo ao romper vícios e amarras de duas décadas de irresponsabilidade fiscal e corrupção”, prosseguiu. “Estamos abrindo a economia e entrando para as cadeias globais de valor”, continuou.

Bolsonaro foi o oitavo presidente a discursar na ONU. Veja sobre os assuntos tratados pelos anteriores:

Michel Temer (2016): falou sobre o impeachment

Dilma Rousseff (2011): primeira mulher a fazer o discurso de abertura da Assembleia

Lula (2009): destacou as reações do Brasil à crise global de 2008

Fernando Henrique (2001): prestou solidariedade aos americanos após o 11 de setembro

Fernando Collor (1990): destacou a dificuldade da América Latina em vencer a dívida externa

José Sarney (1985): Primeiro presidente após a ditadura a discursar na ONU

João Figueiredo (1982): Primeiro presidente brasileiro a falar na Assembleia Geral em toda a história

* Com informações da AE

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também