Mercado fitness aposta em academia para idosos
Com o aumento da expectativa de vida, empresários investem cada vez mais em produtos e serviços para terceira idade| Foto: Divulgação
Eduardo Marques
Antigamente, as atividades físicas que os idosos mais desenvolviam eram hidroginástica e caminhada. Com o aumento da expectativa de vida em todo mundo, empresários, investem, cada vez mais, em produtos e serviços para terceira idade. Os idosos agora têm lojas especializadas e até programas exclusivos de atividades físicas.
As pessoas da terceira idade estão cada vez mais ativas, praticam exercícios regulares, viajam com maior frequência e ainda são muito exigentes no quesito saúde e qualidade de vida. Os gastos principais feitos pela terceira idade são com serviços de saúde e medicamentos, depois com roupas, cultura, turismo e bem-estar. O problema é que mesmo a terceira idade estando mais ativa, muitos produtos e serviços oferecidos não estão adaptados e nem atendem as necessidades desses consumidores.
“As pessoas estão vivendo mais, isso é fato. Mas como ninguém quer ter muitos filhos, o número de jovens está cada vez menor. As gerações estão diminuindo a cada ano, a ponto de não conseguirem repor a população. Se há algumas décadas o medo era escolher uma superprodução, hoje a preocupação é com a falta dela”, diz José Alberto Magno de Carvalho, ex- presidente da Associação Brasileira de Estudos Populacionais.
Aproximadamente 70% dos idosos são independentes financeiramente, ou seja, a grande maioria ainda é responsável pelas decisões e compras da família. Então o que eles buscam são serviços que se adequem às suas condições físicas. Os idosos não são os mesmo de algumas décadas atrás que sentavam na frente da televisão e reclamavam das dores. Hoje em dia eles se preocupam com a sua saúde, com o corpo e procuram lugares adaptados para se manter saudáveis e em forma.
Outra grande tendência que atendem todas as exigências dos idosos é o serviço de Home Care, que promove ações de saúde, prevenção, tratamento e reabilitação em domicilio, ou seja, na casa do cliente. Um excelente serviço que oferece cuidados a saúde e é completo e apropriado ao envelhecimento da população.
A renda mensal dessa faixa etária tem crescido significativamente. Estima-se que o rendimento dos idosos passará de 16 bilhões de reais, em 2006, para 25 bilhões de reais, em 2020 (Macroplan). Com o aumento da renda foi possível melhorar a alimentação e ampliar o acesso a medicamentos e tratamentos de saúde, fora do sistema de saúde pública. A necessidade de incrementar a renda da aposentadoria e a redução do poder de compra com o corte de benefícios dados a salários podem ser os principais responsáveis pelo número de idosos trabalhando.
De acordo com documento elaborado em 2017 pelo Credit Suisse, banco suíço de investimento, espera-se “uma mudança implacável e sísmica na composição etária da população que impactará os mercados de bens de consumo, saúde, imobiliário e serviços financeiros. Além de alguns inevitáveis desafios, também haverá grandes oportunidades para empresas que atendem uma população sênior que espera-se crescer para mais de 2 bilhões de pessoas até 2050”.
Mas como são poucos profissionais especializados e poucos lugares que oferecem um serviço de qualidade nesse sentido, investir em uma academia para idosos é uma das melhores apostas para garantir um negócio rentável e de sucesso.
Por que investir nesse mercado?
Segundo um Caderno Estudo de Tendências 2019 elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a maioria das pessoas da terceira idade possui tempo e dinheiro para investir em si mesmo e é justamente isso que faz com que este público procure por academias cada vez mais, já que a busca por mais saúde e qualidade de vida é o foco principal da terceira idade e perder a chance de atrair esse público para a sua academia com certeza não é uma boa decisão para o seu negócio.
A academia para idosos, além de ser um espaço fitness é de lazer. Desse modo as experiências de lazer junto com os exercícios praticados pelos idosos, oferecem novas oportunidades de interação e integração social, de forma ativa e produtiva, gerando novas aprendizagens e novos interesses. A expressão chave para esse mercado é “convergência em felicidade”, ou seja, compra-se aquilo que pode convergir em momentos de felicidade.
Os idosos são pessoas que estão buscando a felicidade autêntica. Desse modo, o aumento do público idoso nas academias é significativo. Dados mostram que cerca de 1,5 milhões de idosos estão aumentando os lucros de academias que atendem suas necessidades, movimentando cerca de 600 milhões de reais por ano.