Câmara regulamenta venda e consumo de álcool nos estádios
De autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), a lei ampara uma atividade que já existe na prática. Foto: Câmara de Goiânia
Aline Bouhid
Foi aprovado na tarde de ontem (6), projeto que autoriza e regulamenta a venda e consumo de bebidas alcoólicas em estádios, ginásios de esportes, locais de atividades e práticas esportivas em dias de eventos. De autoria do vereador Lucas Kitão (PSL), a lei ampara uma atividade que já existe na prática e funciona por meio de liminar. Matéria similar tramita na Assembleia Legislativa de Goiás. Agora, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Iris Rezende (MDB).
Pelo projeto, fica autorizada a venda de cerveja em embalagens plásticas descartáveis, cujo recipiente não tenha capacidade superior a 500 ml, em atenção ao art. 60 do Código de posturas do Município de Goiânia. De acordo com o parlamentar, a medida evita a venda clandestina do produto nos arredores do estádio, o que pode tumultuar a entrada ao estádio, já que parte dos torcedores fica do lado de fora até o inicio da partida.
“A venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios, ginásios e locais de outras atividades esportivas é um tema ainda polêmico para a sociedade brasileira. No entanto, o retorno da comercialização de cervejas nos estádios de futebol, ginásios e locais de outras atividades esportivas é medida que se recomenda por diversas razões. Uma delas é evitar, nos dias de jogos, a indevida e clandestina venda do produto nos arredores dos estádios, ginásios ou outra atividade esportiva, fato que acaba propiciando tumulto, já que a maioria dos torcedores fica até o último segundo bebendo nos arredores dos locais dos eventos esportivos”, justificou Kitão.
* Com informações da Câmara Municipal de Goiânia