Governador autoriza obras e garante água tratada para quase 400 mil moradores de Aparecida
Investimento total é de R$ 73,8 milhões, divididos em quatro contratos de ordem de serviço| Foto: Reprodução/ Vinícius Schmidt
Da Redação*
O governador Ronaldo Caiado (DEM) autorizou, na noite desta quinta-feira (30/01), as obras de construção dos Linhões Central e Sul, que levarão água tratada do Sistema Produtor Mauro Borges para Aparecida de Goiânia, hoje abastecido com postos artesianos e pelo Sistema Meia Ponte. O investimento total é de R$ 73,8 milhões, divididos em quatro contratos de ordem de serviço. A primeira etapa, constante do primeiro contrato, foi iniciada em agosto último.
O democrata afirmou que a obra integra as ações de união com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. “Por parte nossa há interesse em fazer cada vez mais parceria com Aparecida, uma cidade que tem uma gestão exemplar e, ao mesmo tempo, melhorando cada vez mais a qualidade de vida de sua população.”
O governador lembrou que por muito tempo a população aparecidense conviveu com obras inacabadas e tubulações que chegaram a ser instaladas, mas que nunca funcionaram. “Estamos assinando contrato com as máquinas aqui, já no local, para iniciar esse serviço, imediatamente, para num prazo, projetado de um ano, podermos estar com a água e com o esgoto tratado na região”, pontuou.
O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB), comemorou a autorização para o início das obras dos linhões. “Diria que esta é a notícia do ano. Com essa assinatura, estamos tendo a solução definitiva da água e do esgoto em Aparecida de Goiânia.” Ele lembrou que anteriormente a prefeitura tinha de fazer poços artesianos para levar água para escolas e até postos de saúde no período de estiagem.
O prefeito agradeceu ao governador e ressaltou estar honrado em recebê-lo. “Estou ansioso para podermos avançar em políticas públicas para o cidadão aparecidense. Pode ter certeza, que independente da minha posição política, o povo de Aparecida vai reconhecer aqueles que ajudam a cidade. É um povo humilde e trabalhador, que sabe valorizar quem trabalha por Aparecida”, assegurou.
O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, explicou que o Linhão Central tem 13 quilômetros de extensão e encontrará o Linhão Sul na Vila Oliveira, levando água tratada para a região do setores Independência Mansões e Expansul. “Por estes tubos passarão até mil litros de água por segundo”, contou o gestor, apontando para um dos equipamentos no local. “Nesse conjunto de obras que estamos lançando serão concluídos oito novos centros de reservação, que juntos vão armazenar 13 milhões de litros água tratada”, completou.
*Com informações da Governadoria