Caiado anuncia ampliação de escolas em Luziânia e Águas Lindas
O Governo Estadual pretende instalar novas salas de aula para acabar com o 4ª turno, intermediário entre os períodos regulares, das 11h às 14h45 – Foto: Hegon Côrrea
Da Redação
O governador Ronaldo Caiado se comprometeu em melhorar a educação no Entorno do Distrito Federal. No próximo mês, quando se inicia o ano letivo, o Governo Estadual deve entregar dois pares de uniformes para cada aluno de Luziânia e Águas Lindas. Além disso, a proposta será a ampliação de salas de aula para acabar com o 4ª turno nos colégios da região.
O anunciou do governador aconteceu durante a prestação de contas aos ouvintes feitas, nesta sexta-feira (31), durante o programa “Fala Goiás em Rede”, da emissora estatal, Rádio Brasil Central (RBC). “Eu quero deixar bem claro que o Entorno de Brasília tem governo, tem governador para dar segurança e dignidade à população”, falou Ronaldo Caiado.
Ele antecipou ainda que irá acabar com o 4º turno, conhecido como período da fome, na região. Isso porque, há mais de 15 anos para resolver a falta de vagas, foi criado emergencialmente o turno intermediário entre os turnos regulares (matutino, vespertino e noturno), no horário das 11h às 14h45.
“Nós vamos tirar o 4º turno, o turno da fome, que não tem a grade curricular completa, já que o horário dos estudantes está reduzido. Temos que dar reconhecimento à nossa secretária de Educação (Fátima Gavioli) e ao presidente da República, Jair Bolsonaro, porque conseguimos verba para começarmos a instalação de salas modulares, com ar-condicionado e todos os materiais e móveis necessários, nas escolas de Águas Lindas e Luziânia”, anunciou.
Ainda na área da Educação, o chefe do Executivo lembrou que Goiás foi o único Estado do País a conseguir verbas, do Ministério da Educação, para custear a construção de quatro escolas cívicos-militares. Todas elas serão implantadas no Entorno: Valparaíso, Águas Lindas, Santo Antônio do Descoberto e Luziânia.
Outras ações na região
Na área da Segurança Pública, Caiado disse que está criando um batalhão especializado para o Entorno e que, ainda, atenderá a uma antiga demanda da população de Luziânia: vai entregar uma unidade do Instituto Médico Legal (IML) para a cidade.
Atualmente, quando qualquer cidadão do município precisa de um atestado de óbito, ele tem que se deslocar 134 quilômetros para conseguir o documento em Formosa. A instalação da unidade em Luziânia conta com recursos advindos de emenda do deputado federal João Campos.
O governador explicou, também, como as forças policias goianas se tornaram referência nacional; falou sobre a criação, na sua gestão, da Delegacia de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado; e das obras no Hospital de Águas Lindas; confirmou que a Universidade Estadual de Goiás agora tem autonomia e que “não vai ser mais um “acessório de partido político”. (Com informações da assessoria)