O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Reabertura

Governador Ronaldo Caiado afirma que saída da quarentena será de forma gradual

De acordo com o governador, Goiás ocupa posição de destaque no cenário nacional quanto ao combate à pandemia| Foto: Divulgação

Postado em 20 de abril de 2020 por Redação
Governador Ronaldo Caiado afirma que saída da quarentena será de forma gradual
De acordo com o governador

Eduardo Marques

O governador Ronaldo Caiado (DEM), durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (20) no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, disse que a saída da quarentena ocorrerá de forma gradual, após publicar decreto que flexibiliza algumas atividades. No encontro, o democrata detalhou pontos do novo documento, que também autoriza, de forma regrada, a realização de cultos religiosos.

“Hoje estamos colhendo frutos de medidas corajosas. Goiás foi o primeiro estado no país a decretar quarentena. Sabemos da dificuldade que passamos no decorrer de um mês, mas temos hoje um cenário nacional os melhores índices de como combater a progressão do coronavírus”, avaliou. 

Caiado defende que o decreto que libera atividades religiosas, da construção civil, salões de beleza, oficinas, indústrias e dá autonomia a municípios é para dar condições de combate ao coronavírus e ao mesmo tempo permitir a retomada econômica. “Levamos em conta tudo as ações para que a passagem do coronavírus cause o menor número de óbitos, e também se evite situações que dificultem o retorno de nossa economia e atividades sociais”, disse. 

Caiado afirmou que o isolamento continua sendo recomendado, como medida preventiva contra o contágio por novo coronavírus (Covid-19). “Nós estamos mantendo o isolamento social”, sublinhou. Ele ainda destacou que o Estado de Goiás está em uma situação considerada “melhor que a ideal”, mas destaca que a flexibilização ocorre de forma criteriosa. 

De acordo com o gestor, Goiás tem os melhores índices no combate à crise em saúde. “Às vezes, fomos duramente incompreendidos, mas temos, no cenário nacional, os melhores índices de como combater a progressão do coronavírus. Para todo processo existe uma projeção, a saída da quarentena não é abrupta, mas gradual”.

Ele também destacou que o mês de abril serviu para a conscientização da sociedade à respeito da pandemia, bem como para avançar em projetos como a regionalização da Saúde. O governador voltou a pedir compreensão da população quanto as medidas restritivas.

Municípios

Ronaldo também mencionou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou municípios a desenvolverem as próprias regras relativas ao enfrentamento da pandemia e prevenção de contágios. Ele faz um apelo, entretanto, para que tudo seja feito de forma planejada, dentro de planos de contingência, considerando a capacidade de cada cidade no atendimento de saúde. 

“Ao fazer uma concessão, o prefeito precisa ter compromisso com o controle para evitar a propagação do vírus”. “Levamos em conta tudo as ações para que a passagem do coronavírus cause o menor número de óbitos, e também se evite situações que dificultem o retorno de nossa economia e atividades sociais”, disse.

Caiado disse que vai atuar junto aos municípios para fazer o controle da reabertura das atividades econômicas no Estado. “Nós hoje sabemos exatamente qual cidade está extrapolando nas prerrogativas de conter o coronavírus. Até semana passada era prerrogativa do Estado de definir os mecanismos de controle, mas o STF deliberou que os municípios podem implantar suas politicas”, disse.

O governador disse que espera dos municípios a responsabilidade para liberar e controlar a retomada das atividades econômicas. “Para liberar as atividades precisa ter um plano de contingência e análise epidemiologia”, alertou.

  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também