O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 30 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Mais imposto

Governo Federal vai propor nova CPMF ao Congresso, diz Afif Domingos

Assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, defende o retorno do imposto; para compensar, taxação de ganhos até 2,5 salários deve ser reduzido – Foto: Reprodução.

Postado em 15 de julho de 2020 por Nielton Soares
Governo Federal vai propor nova CPMF ao Congresso
Assessor especial do ministro da Economia

Nielton Soares

O Governo Federal irá propor ao Congresso Nacional a criação de um impostos, no modelo extinto da CPMF. Segundo o assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes, Guilherme Afif Domingos, como contrapartida, para atrair apoio dos parlamentares, a proposta será acompanhado de uma compensação de redução de tributos sobre as folhas de salários das empresas. 

O próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegou a rejeitar um novo imposto, anteriormente, assim, como o Congresso e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Agora, para amenizar a situação, o governo pretende isentar esse novo imposto para quem ganha até 2,5 salários mínimos por mês.

Os estudos apontam que a alíquota do imposto está sendo calculada e deve variar entre 0,2% e 0,4% sobre cada transação financeira. Essa definição vai depender da abrangência da desoneração de outro tributo.

Afif avalia que o mundo mudou com a pandemia do novo Coronavírus e que as transações eletrônicas cresceram muito e é preciso taxá-las. Caso aprovado, segundo ele, o imposto eletrônico atingirá em cheio o sistema financeiro, que paga menos tributos do que deveria.

“O momento é de priorizar o social e os empregos”, afirmou Afif, durante entrevista a TV Brasília. Ele disse ainda que ao tornar as folhas salariais menos pesadas para os empresários, será possível ampliar a contração e aumentar postos de trabalho. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também