Conheça marcas brasileiras comandadas por mulheres negras
Marcas para se inspirar e apoiar. – Fotos: Reprodução/Vogue
Ana Julia Borba
De acordo com levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) cerca de 49% das empreendedoras negras do Brasil abriram seu próprio negócio por conta de falta de oportunidade no mercado de trabalho.
O levantamento também mostra que dessas, cerca de 32% tiveram crédito negado sem explicação, isso reflete na falta de apoio e reconhecimento que essas mulheres e empresas possuem.
Com isso, a revista de moda Vogue separou uma lista com diversas marcas brasileiras comandadas por mulheres negras. Marcas essas que possuem muita personalidade. A revista ressalta para que a mudança seja efetiva, é preciso “reconhecer, ouvir e fomentar o trabalho de pessoas negras.”
Confira:
- Zâmbia
Os acessórios da marca criada por Vívian Ramos são todos feitos a mão pela designer e por artesãos da baixada fluminense. Bordadeiras, costureiras e crocheteiras atuam na confecção, e o resultado são brincos, colares e pulseiras com formatos geométricos. (@zambiabrand)
- A-Aurora
Fundada por Izabela Suzart em 2014, a marca carioca de sapatos produzidos no Brasil mistura elementos como madeira de reflorestamento e acabamentos de corda. Flats de couro com design autoral são outra especialidade da marca, que tem fãs como Luiza Brasil. (@sigaaaurora)
- Diana Cordoba
Entre os acessórios minimalistas e delicados da marca, se destaca o colar “Ovo Difusor”, disponível em ouro e prata. O pendente possui uma abertura, que permite pingar algumas gotas de óleo essencial e aproveitar dos benefícios da aromaterapia durante o dia todo. (@dcordobadesign)
- 370
Com modelagens amplas e confortáveis as peças da 370 são feitas com malhas provenientes do reaproveitamento de garrafas plásticas. Além disso, a marca se compromete a atender todos os corpos, e aceita encomendas sob medida de qualquer tamanho que não faça parte da grade oficial. (@370oficial)