Candidato da OAB quer unir dissidentes da base de Lúcio Flávio
Pré-candidato pela situação e com o apoio de Lúcio Flávio, o postulante tem apoio da maioria da situação | Foto: Reprodução
O pré-candidato do atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB Goiás), Lúcio Flávio, o presidente da Escola Superior de Advogados (ESA), Rafael Lara, está aberto ao apoio de “quem estiver com os mesmos princípios e ideias do grupo”.
As eleições só acontecerão em novembro deste ano, no entanto, o postulante está construindo a sua candidatura antes mesmo do anúncio do apoio de Lúcio Flávio, e já conseguiu o apoio da “grande maioria do grupo”, que já se manifestaram a favor de Lara, que é considerado como “o único candidato do grupo”, como publicado na edição da última terça-feira (11) do Jornal O HOJE.
Lara já conta com o apoio de dois ex-postulantes à presidência que fazem parte da atual diretoria, o vice-presidente da OAB Goiás, Thales Jayme e o secretário-geral, Jacó Coelho. Ele enfrentará a conselheira federal da OAB Valentina Jungmann, autora do projeto Paridade Já, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), Rodolfo Otávio, mantiveram as suas candidaturas ao posto e ainda mantêm diálogo com grupos da situação.
O pré-candidato está aberto ao diálogo e diz que vai trabalhar para ter o apoio dos demais postulantes que “são bem vindos”. “Não há portas fechadas para os apoios dos companheiros de gestão”, avalia o postulante, que ressalta o apoio, não só dos ex-postulantes, como de outros advogados que integram “a mudança na OAB”.
“A grande maioria do grupo que caminha com a gente e constroi um processo de mudança na OAB está conosco e a gente entende que a Ordem precisa continuar avançando e continuar mudando e aqueles que quiserem caminhar neste mesmo conceito e nestes mesmos princípios, que agora estão em conjunto com uma visão de inovação, serão bem vindos ao projeto”, explica Lara.
Situação
Escolhido pela situação, Lara conta com o apoio de Thales e Jacó, que fazem parte da atual diretoria e também conta com o apoio da secretária-geral adjunta, Delzira Santos, e com o diretor-tesoureiro Roberto Maia, que também reiteraram o apoio irrestrito à candidatura de Lara.
Os dois primeiros eram postulantes à candidatura pelo grupo de Lúcio Flávio, no entanto, de acordo com Jacó Coelho, havia a necessidade de “alguém mais moderno e de confiança para continuar mudando a realidade da OAB” e que esse nome seria de Rafael Lara. “Vamos andar juntos porque merecemos avançar e esse é o momento de construirmos mais o ‘OAB Para Todos’”, disse o ex-postulante.
Único candidato
O principal apoio, no entanto, é do atual presidente da OAB, que é Lúcio Flávio, que defende o nome de Lara como “único candidato da situação” e descarta as demais candidaturas, que são “de oposição”, segundo o presidente.
Ainda não há uma movimentação de apoio dos demais postulantes em apoio a Rafael Lara.
O presidente da Casag, Rodolfo Otávio, inclusive, reitera que há um compromisso pelo qual foi eleito com o presidente Lúcio Flávio, que é um “compromisso de gestão” e que vai perdurar até o final deste mandato, em 31 de dezembro de 2021.
“O nosso compromisso continua com a Gestão e não é um movimento de oposição, nem de continuísmo. É um movimento para unir a advocacia e com proposições com outras demandas e necessidades para a entidade, de atuação in-on e de melhorias, como estamos fazendo na Casag”, comentou o pré-candidato.