Novo decreto para comércio começa a valer hoje
Regras visam conter o avanço da Covid-19 em Goiânia, que está perto de alcançar 5 mil óbitos pela doença
Começa a valer hoje em Goiânia o novo decreto que visa conter a disseminação da Covid-19 na Capital. Publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na última sexta-feira (28), o documento traz medidas restritivas que valerão até o próximo dia 08 de junho. Entre as novas regras do decreto estão a lei seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas após as 23h, bem como mudanças em horários de funcionamentos de serviços de diversos segmentos.
Agora, o comércio em geral está autorizado a funcionar das 09h às 17h. Já os serviços em geral, das 12h às 20h. Estabelecimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e pit-dogs funcionam das 11h às 23h na Capital. Shoppings centers, galerias e congêneres, têm o funcionamento permitido entre 10h e 22h. Os salões de beleza e as barbearias podem abrir das 12h às 21h, e as distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência, das 06h às 23h.
Regras
Além dos novos horários, o decreto traz diversas especificidades. No caso dos bares e restaurantes, além de respeitar o horário de funcionamento, os estabelecimentos devem obedecer a lotação máxima de 30% da sua capacidade de pessoas sentadas. Somente será permitido a ocupação de cinco pessoas por mesa. Música ao vivo ou mecânica está proibida, sendo somente permitida a ambientação sonora sem amplificação de volume, durante todo o período de funcionamento. Já as brinquedotecas dos estabelecimentos, podem funcionar desde que respeitem distanciamento de 2,25 m² por pessoa.
As academias, quadras poliesportivas e ginásios podem funcionar com lotação máxima de 30% da capacidade, somente mediante agendamento prévio. Já as atividades religiosas, como cultos, missas, celebrações e reuniões coletivas das organizações religiosas, podem funcionar aos domingos, desde que respeitem a lotação máxima de 30% de suas respectivas capacidades, estando as pessoas sentadas e que haja o intervalo mínimo de três horas entre as missas, cultos e reuniões similares para que seja realizada a limpeza e desinfecção das superfícies dos ambientes.
Feiras livres e especiais estão autorizadas a funcionar, excetuando-se as bancas de alimentos e bebidas, restaurantes e praças de alimentação, bem como o consumo de produtos no local e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores. No caso do Mercado Popular da 74, está vedada a apresentação de atividades ao público. Com relação aos eventos sociais, podem ser realizados respeitando a lotação máxima de 50% da capacidade de ocupação do espaço, com, no máximo, 75 pessoas, sem pista de dança e obedecidas os demais protocolos estabelecidos anteriormente pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia.
Os salões de beleza e as barbearias, além de funcionar nos horários estabelecidos no documento, devem limitar o número de pessoas em seus locais a 30% da sua capacidade máxima. Com relação ao lazer na Capital, o Parque Zoológico, bem como o Parque Mutirama podem funcionar, desde que com lotação máxima de 30% da capacidade. Até o boletim divulgado na sexta-feira (28), Goiânia tem 24,9% da população imunizada com uma dose da vacina contra a Covid-19 e 13,9% com a segunda dose. (Especial para O Hoje)